08 setembro 21
Indústria

T

Espanha tem “plano de choque” para o preço da eletricidade

O governo de espanhol fala num “grande plano de choque” para conter os preços da electricidade e reformar o setor. A medida anunciada promete um intervenção sobretudo no plano fiscal, de forma a que a fatura final em 2021 seja equivalente à que era em 2018.

As medidas foram anunciadas pela ministra da Energia numa entrevista ao jornal Expansion, citada em Portugal pelo jornal económico ECO. Teresa Ribera fala num “grande plano de choque” do Governo de Espanha com o objectivo de fazer baixar os preços da electricidade e ao mesmo tempo avançar com uma reforma do setor.

Embora não explicando em concreto as medidas que serão tomadas, a ministra deixou entender que a acuação governamental se fará sobretudo pelo lado fiscal, uma ideia confirmada pela porta-voz do Governo, a ministra da Política Territorial, Isabel Rodriguez. “Falamos muito sobre o preço do kW/hora, que é o mercado grossista, mas temos de ver como vai ser a conta, independentemente do preço do kW/hora, essa é a preocupação do Governo”, explicou.

A ideia parece, portanto, a de não interferir com o mercado. “Até agora, temos feito muito bem em criar um clima favorável ao investimento no setor energético em Espanha, mas precisamos que o consumidor esteja connosco e também que perceba que o esforço que estamos a fazer se traduz numa redução do custo da electricidade”, disse a ministra da Energia, garantindo ao mesmo tempo que será integralmente cumprida a promessa do líder do Governo, Pedro Sánchez, de que a conta de eletricidade no final de 2021 será semelhante à de 2018.

Partilhar