29 abril 22
Comércio

T

Espanha: preços das exportações de têxteis sobem 8,8%

O Índice de Preços à Exportação de Têxteis (Iprix) de Espanha registou uma subida de 8,8% no mês de março, a mais elevada de toda a série histórica iniciada em 2006, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) do país. Este crescimento dos preços demonstra que a indústria já está a transferir o aumento dos custos para o elo seguinte da cadeia.

Mais que o sector têxtil, o Índice Geral de Preços de Exportação de Espanha registou um aumento de 20,7%, igualmente o maior desde 2006. No segmento mais específico da indústria do vestuário, os preços aumentaram 2,3% – um pouco abaixo dos 2,5% registados em janeiro, o que permite concluir que a transferência dos custos do segmento não está a ser tão bem sucedida.

Por grupos de atividade mais específicos, a preparação e fiação de fibras têxteis tem sido o subsector da moda que mais disparou o seu Iprix em março, com um aumento de 13%. Seguiu-se a fabricação de tecidos têxteis, com um aumento de 11,9%.

Do outro lado, o Índice de Preços de Importação de Produtos Industriais (Iprim) para têxteis também disparou em março, com uma alta de 10,4%. No caso de vestuário, o aumento foi de 4,8%.

O Iprix, da responsabilidade do Gabinete Nacional de Estatísticas, é um indicador de curto prazo que mede a evolução mensal dos preços dos produtos industriais fabricados no mercado interno e vendidos no mercado externo. Por sua vez, o Iprim mede a evolução dos preços dos produtos industriais do resto do mundo.

Partilhar