23 março 20
Comércio

T

Primark cancela todas as encomendas

A Primark interrompeu toda a sua produção: a cadeia de moda irlandesa de baixo custo pediu aos seus fornecedores que interrompessem toda a produção atual e cancelou todos os pedidos que tinha feito anteriormente. Todas as lojas do grupo fora do Reino Unido estão neste momento fechadas. “Não temos outra opção a não ser tomar esta medida”, diz Paul Marchant, CEO da Primark.

“Temos grandes quantidades de stok nas nossas lojas, nos armazéns e em trânsito; se não tomarmos esta medida agora estaríamos a assumir a chegada de mais artigos que simplesmente não podemos vender”, acrescentou o executivo. “É uma ação sem precedentes para tempos sem precedentes e, honestamente, inimagináveis”, conclui.

Na semana passada, a empresa esperava que apenas nas lojas da França, Espanha e Áustria, as primeiras a fechar, receitas de cerca de 200 milhões de euros estivessem perdidas. As 189 lojas do Reino Unido, que fecham hoje, geram 41% da faturação total da rede, que em 2019 gerou vendas de 9.022 milhões.

A britânica New Look também paralisou toda a produção enquanto analisava o progresso da situação. Para já, ofereceu aos seus 13 mil funcionários uma redução voluntária do horário de trabalho ou o usufruto de férias.

Partilhar