01 junho 23
Marcas

Ana Rodrigues

Primark ultrapassa H&M e Zara no mercado europeu

A Primark ultrapassou a H&M e a Zara como o principal grupo de distribuição em grande escala da região em participação de mercado. Relativamente à quota de mercado em lojas físicas, bateu a líder indiscutível, a empresa sueca H&M.

Em 2022, o ranking inverteu-se. A Primark lidera a lista, enquanto a H&M e a Zara seguem na segunda e terceira posição, respetivamente. Mas não só houve movimentos no pódio, como também houve uma melhoria nas demais posições da tabela no último ano.

A crise impulsionou as empresas de baixo custo e com modelos de desconto, o que fez com que a americana TJ Maxx ocupasse a quarta posição do ranking, à frente da C&A, que fecha as cinco primeiras, seguida pela Deichmann.

O turco LC Waikiki ocupa a sétima posição, enquanto a Kiabi segue na oitava posição da tabela. A alemã Kik, que tem vindo a expandir-se sobretudo em Espanha mas que já chegou a Portugal, também entrou este ano e para a nona posição. A British Next fechou os dez maiores distribuidores de moda.

Em 2021, os dados do Euromonitor revelavam que a H&M era a líder com uma quota de mercado de 3,4%, sendo que a Zara se manteve firme na segunda posição com 2,9% de share e a Primark seguia atrás com 2,5% das vendas em lojas físicas da região.

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