30 Maio 2018
Euratex

Carolina Guimarães

Presidente da Euratex de visita à ATP

Klaus Huneke, presidente da Euratex (Confederação Europeia da Industria Têxtil e Vestuário), esteve esta terça-feira na sede da ATP, onde reuniu com vários membros da associação portuguesa. O objetivo foi discutir o novo modelo de gestão da confederação europeia e alguns dos acordos comerciais.

Na reunião, Klaus Huneke esteve acompanhado por Isabelle Weiler, responsável pelos acordos e comércio internacional da Euratex, João Peres Guimarães, membro do board da Euratex em representação da ATP, enquanto o presidente Paulo Melo, o vice-presidente Mário Jorge Machado, e o secretário-geral Paulo Vaz compunham a representação da associação anfitriã.

Os acordos comerciais foram dos principais temas em discussão: o Mercosul e o PanEuroMed, agora em fase final de negociação; o tratado com o Japão, que espera apenas ratificação; o acordo com o México, neste momento em standy e um possível “TTIP light”, ainda em fase embrionária.

“A ATP sublinhou que quer ver reforçada a sua influência, na defesa dos interesses do têxtil nacional, no conteúdo e discussão desses acordos, posição que foi muito bem compreendida e aceite pela direcção da Euratex com o comprometimento de uma maior cooperação institucional nos momentos chave das tomadas de posição nesses acordos internacionais”, refere João Peres Guimarães, que representou a associação na Euratex nos últimos oito anos.

Lembre-se que Euratex começou no início deste ano uma revisão interna profunda, nomeadamente ao nível das suas estruturas sociais, que só deverá estar concluída no fim deste ano. Francesco Marchi, antigo diretor-geral da associação, deu o lugar a três novos diretores (Isabelle Weiler, Lutz Walter e Mauro Scalia). O objetivo é refletir melhor sobre as prioridades e metas dos membros, assim como sobre indústria e comércio.

Legenda: De um lado da mesa os representantes do Euratex, com Klaus Huneka ao centro, e do outro a ATP, com o presidente Paulo Melo (ao centro), Paulo Vaz (à esquerda) e Mário Jorge Machado (à direita) .

Partilhar