10 outubro 23
Industrialização

Bebiana Rocha

Euratex reforça necessidade de relançar a indústria europeia

A Euratex, em conjunto com o Conselho Intertextil Espanhol, volta a relembrar a presidência da União Europeia da importância de relançar a indústria europeia, com especial foco no sector têxtil e vestuário. Segundo a federação, de que a ATP faz parte, para consolidar uma estrutura industrial forte é necessário garantir três condições.

São elas: o fornecimento de energia limpa a custos competitivos; apoiar a inovação e promover o conjunto de talentos necessário; e serem mais assertivos na consecução de condições de concorrência equitativas a nível internacional em matéria de sustentabilidade.

“Durante os últimos anos, observámos a implementação de objetivos incoerentes e contraditórios no âmbito da politica comercial, energética, industrial e de sustentabilidade”, diz em comunicado.

“Se esta abordagem continuar nos próximos anos, resultará numa Europa desindustrializada, dependente de importações”, adverte o Presidente Alberto Paccanelli. Recordando o papel fundamental dos têxteis nesta reindustrialização, uma vez que estão presentes numa “vasta gama de sectores industriais”, tais como o automóvel, aeronáutico, construção civil e de proteção individual.

Partilhar