Bebiana Rocha
A Euratex acaba de anunciar uma nova iniciativa criada para promover a requalificação da indústria têxtil e vestuário. Chama-se TCLF Skillbridge e vai centrar-se no estabelecimento de parcerias regionais de competências. Mas não só: quer também promover a atração de novas gerações para o sector.
“Abordar a lacuna de competências e atrair jovens com o conjunto certo de competências é essencial para fortalecer a indústria têxtil europeia”, comenta Dirk Vantyghem, diretor geral da confederação, citado em comunicado.
O objetivo com este passo é claro: responder à evolução das necessidades da indústria. “Ajudará especificamente a desenvolver planos de ação com autoridades regionais, indústria TCLF local e fornecedores de educação”, lê-se ainda na nota, disponível no site.
Nos planos da confederação, da qual a ATP faz parte, constam ainda mais dois projetos na mesma vertente: Metaskills4TCLF e AEQUALI4TCLF, “todos contribuem para enfrentar a escassez de mão de obra qualificada”, conclui a Euratex.