24 maio 19
Novos Criadores

T

Portuguese Fashion News: um vendaval de criatividade

A  criatividade está em alta nas escolas de moda do país e a 1ª edição deste ano do Concurso Novos Criadores, lançado âmbito do projeto Portuguese Fashion News, acaba de o confirmar. A indústria não tem de temer qualquer iato nos altos padrões técnicos e criativos a que os designers portugueses já a habituaram.

O desfile dos trabalhos candidatos, que teve lugar esta quinta-feira, 23 de Maio de 2019, na AEVP (Associação das Empresas de Vinhos do Porto,), resultou num verdadeiro vendaval de criatividade, que colocou ao juri a espinhosa dificuldade de descobrir os melhores num grupo muito homogéneo onde cada um dos 20 coordenados a concurso podia chegar por mérito próprio à condição de vencedor.

Essa honra acabou por caber, na categoria I (Ensino Técnico Profissional), a Catarina Araújo (da Escola de Moda do Porto) que usou no seu coordenado tecidos da Adalberto, e, na categoria II (Ensino Superior e Politécnico), a Diogo Van der Santdt (da escola da Modatex Porto), que usou tecidos da empresa Paulo e Oliveira.

Foram ao todo 20 alunos (em representação de  14 escolas de moda nacionais) que, usando obrigatoriamente tecidos de 20 empresas nacionais que foram sorteados pelos participantes, responderam ao desafio criativo que tinha por mote uma ‘Magic Trip.

Para além dos dois vencedores foram ainda distinguidos, na categoria I, Eduarda Mota (2º lugar, Escola de Moda do Porto, usando tecidos da Tessimax); Rubem Costa (3º lugar, Cenatex, tecidos da João e Feliciano) e Ivo Abreu (4º lugar, Escola de Moda do Porto, tecidos da Teamstone) – e na categoria II, Francisco Pereira (2º lugar, Escola Superior de Artes Aplicadas, com tecidos da Troficolor); Marcelo Almiscarado (3º lugar, Escola Superior de Artes e Design, com tecidos da Model Malhas) e Ana Rita Sousa (4º lugar, Modatex Porto, com tecidos da Tintex).

A importância do concurso resulta de “darem aos nossos criadores a possibilidade de brilharem com os produtos fabricados pelas nossas empresas”, disse Manuel Serrão, CEO da Associação Selectiva Moda, responsável, em parceria com a Portuguese Fashion News, pela organização do concurso.

 

Vencedores:

Categoria I – Ensino Técnico Profissional

1ª Lugar: Catarina Araújo / Escola de Moda do Porto / Adalberto

1lugar_CatarinaAraujo_Adalberto

 

2º Lugar: Eduarda Mota / Escola de Moda do Porto / Tessimax

3lugar_EduardaMota_Tessimax

 

3º Lugar: Ruben Costa / Cenatex / João e Feliciano

3lugar_RubenCosta_Joaoefeliciano_CategoriaI

 

4º Lugar: Ivo Abreu / Escola de Moda do Porto / Teamstone

4lugar_IvoAbreu_Categoria1

 

Categoria II – Ensino Superior e Politécnico

1º Lugar: Diogo Van der Santdt / Modatex Porto / Paulo de Oliveira.

1lugar_DiogoVanDerSandt_Categoria2

 

2º Lugar: Francisco Pereira / Escola Superior de Artes Aplicadas / Troficolor

2lugar_FranciscoPereira_Troficolor_Categoria2

 

3º Lugar: Marcelo Almiscarado / Escola Superior de Artes e Design / Model Malhas

3lugar_MarceloAlmiscarado_Modelmalhas_Categoria2

 

4º Lugar: Ana Rita Sousa / Modatex Porto / Tintex.

4lugar_AnaRitaSousa_Categoria2

Partilhar