12 outubro 23
Portugal Fashion

Maria Monteiro

Desfile iTechStyle Green Circle é uma estreia no Portugal Fashion

O penúltimo dia do Portugal Fashion (PF) arranca com a estreia do desfile iTechStyle Green Circle, um projeto promovido pelo CITEVE em parceria com a Associação Selectiva Moda, e que é dedicado à sustentabilidade na fileira da moda. O desfile irá revelar coordenados desenvolvidos a partir de desperdícios têxteis.

As designers Ana Afonso e Bárbara Atanásio, pelo atelier MM, e ainda por alunos da Universidade Lusófona, ESART Castelo Branco, Fashion Design Universidade de Lisboa e ESAD Matosinhos marcarão presença.

Em relação ao dia de ontem, num desfile que serviu para apresentar os vencedores do Portuguese Fashion News (PFN) a passerelle do 53.º Portugal Fashion abriu com as primeiras coleções para a estação quente da autoria de jovens designers de moda portugueses e africanos. Também os vencedores do último concurso Bloom Portugal Fashion powered by Zeitreel Sonae tiveram oportunidade de mostrar o seu talento em desfile.

Recorde-se que concurso Jovens Criadores PFN é uma iniciativa da Associação Selectiva Moda (ASM), criada com o objetivo de sensibilizar as empresas para atividade das escolas de moda e dos jovens designers. Daí serem convidadas a cederem os materiais utilizados para a confeção das peças. O concurso serve também como estimulo à criatividade nas camadas mais jovens e para promover um contacto mais direto dos estudantes com a realidade empresarial.

À conversa com os premiados relativos às edições de 2021 e à primeira edição de 2022, do PFN, Joaquim Trindade, que apresentou uma coleção inspirada num álbum conceptual ‘Preacher’s Daughter’ da artista Ethel Cain, explicou ao T Jornal alguns detalhes do que foi apresentado: “a modelagem foi feita de forma a fazer alusão às linhas da musculatura e as bainhas não acabadas simbolizam o fim trágico e desfeito da personagem criada por Cain”. A representar a Universidade da Beira Interior, Joaquim Trindade, teve como parceiro neste e não só projetos a empresa têxtil Troficolor Denim Makers. “A Troficolor tem vindo a ser um parceiro nestes últimos projetos, tanto no MODTISSIMO como agora para o Bloom. Nesta coleção foram só usadas fibras naturais, e dois dos tecidos reciclados”, explicou.

Já Ingrid Costa é a prova de que nunca é tarde para alcançar os sonhos, e a confirmação disso foi ontem apresentada em honra do seu mérito. “Fui desafiada a apresentar alguma coisa com uma malha desportiva da João Pereira Guimarães. Apresentei um vestido de gala, e foi com este trabalho que venci o concurso PFN”, contou ao T Jornal. Na passerelle do PF a designer apresentou uma coleção que surge do encontro imaginário do estilista Christian Dior com o submundo Punk. “Nesta cápsula houve uma preocupação em utilizarmos malhas que a João Pereira Guimarães tem em stock”, afirmou a designer da Lisbon School of Design que está agora a fazer o seu caminho e que concluiu “este concurso abriu-me vários portas e a João Pereira Guimarães tem sido um apoio incansável”.

Voltar a um sítio onde foi muito feliz tem-se tornando uma constante para Kaya Magalhães, uma das vencedoras do concurso Bloom Portugal Fashion powered by Zeitreel Sonae, que apresentou uma coleção que transporta até à infância e adolescência da jovem designer, com base e inspiração na série juvenil ‘Morangos com Açúcar’. Para Kaya Magalhães, a plataforma Bloom tem sido uma rampa de lançamento: “acho que é uma plataforma positiva para os jovens designers apresentarem as suas coleções e mostrarem ao público que os jovens do país também conseguem fazer moda, dado ao facto do próprio país não apoiar muito a cultura e principalmente a moda, que também é cultura”, declarou ao T Jornal.

Partilhar