04 março 24
Formação

Bebiana Rocha

Compete destaca projeto Fashion Qualification em parceria com ASM

O programa Compete destacou o impacto do projeto que capacita as PME do têxtil e do vestuário para a indústria 4.0, economia digital, literacia financeira, sustentabilidade e design. Chama-se Fashion Qualification Strategy e foi promovido pela Associação Selectiva Moda (ASM).

Segundo palavras de Manuel Serrão, CEO daquela organização, a entidade financiadora dá a conhecer a dimensão e importância do projeto para a evolução das empresas. “Alicerçado numa plataforma digital, o TOMP – Textile Meeting Point, foram desenvolvidos diversos estudos prospetivos sobre os temas mais relevantes para a indústria, e ilustrados em webinars com especialistas”, começa por apontar. Ele os nomes estão contributos da designer Katty Xiomara, do diretor-geral do CITEVE, António Braz Costa, e do business manager da TMG Textiles Hélder Rosendo. “José Neto, Júlio Martins, Carlos Plácido, Alexandra Barreiros, Pedro Guimarães, entre outros”, são também apontados como oradores.

Na nota do dirigente da Associação estão ainda elencados os temas abordados: Fábricas Inteligentes, produção flexível, novas vias de automação, conetividade e sensores, tecnologias Big Data, Machine Learning e IA são alguns.

“Uma parte muito relevante dos trabalhos desenvolvidos” abordaram ainda o eco fashion e a moda sustentável sob a forma de upcycling, remake, as tendências da economia circular. Houve ainda atenção para explorar o conceito de Simbiose Industrial, “em que a academia está ao lado da indústria com a investigação aplicada” e “apresentou-se o Slow Fashion que será o futuro”.

Resumidamente, o projeto produziu “diversos instrumentos de apoio à atividade, no sentido dos seus produtos terem maior valor acrescentado, aumentando o valor das exportações e dando sustentabilidade à indústria nacional, com a criação de emprego mais qualificado”.

Partilhar