07 Janeiro 18
Economia Circular

T

Porto Canal destaca a vanguarda sustentável dos têxteis nacionais

A economia circular é o futuro da indústria da moda e Portugal parece estar no pelotão da frente deste admirável mundo novo. No primeiro episódio da série “Têxtil Português”, o Porto Canal mostrou alguns exemplos de produtos sustentáveis e traçou o retrato desta tendência em grande crescimento, que surge como uma razão de optimismo e uma nova oportunidade de negócio para as empresas nacionais.

O espaço Green Circle, no Modtissimo, e a comitiva portuguesa na Munich Fabric Start servem de ponto de partida para o Porto Canal demonstrar os avanços da indústria têxtil nacional no que toca à sustentabilidade. A aposta em matérias-primas recicladas e a diminuição dos níveis de consumo de água foram alguns dos exemplos dados do esforço de muitas empresas em diminuir a sua pegada ecológica.

Com cada vez mais consumidores a mostrarem preocupações ambientais no momento da compra, a sustentabilidade surge não só como uma exigência do mercado, mas como uma oportunidade de negócio para a indústria nacional. “Portugal tem aqui mais uma oportunidade. Nós estamos mais bem posicionados que os nossos concorrentes e tem sido feito muito trabalho nas empresas” adianta Braz Costa, director-geral do Citeve.

Tintex, Fitecom, RDD, A.Sampaio, Somelos, Sidónios e Lurdes Sampaio foram algumas das empresas destacadas pelo seu compromisso em desenvolver soluções mais amigas do ambiente.

Veja aqui o programa na íntegra:

 

Partilhar