António Moreira Gonçalves
Está online desde setembro, e entra no novo ano como uma das grandes apostas da têxtil Penteadora para manter a proximidade e o contacto constante com uma rede de clientes internacionais que ultrapassa as 300 marcas e empresas. A têxtil especializada em lanifícios criou uma plataforma digital própria, na qual organiza reuniões individualizadas com os clientes, expondo ao detalhe as suas colecções e permitindo o registo das encomendas. Uma alternativa em tempos de Covid, que no entanto, não substitui a experiência das feiras presenciais.
“Este era um projecto que já tínhamos há muito tempo, já estava planeado e estruturado, por isso é que quando a pandemia chegou, conseguimos coloca-lo em prática em apenas três meses”, conta António Teixeira, administrador da Penteadora, têxtil de Unhais da Serra, na Covilhã. A plataforma visa sobretudo manter o contacto com a rede de clientes da empresa, num momento em que os encontros presenciais se tornam mais raros, com a interrupção do calendário de feiras e a diminuição das viagens. “Temos mais de 300 clientes habituais, 90% da Europa, mas também temos utilizado esta ferramenta para chegar a mercados mais distantes”, explica o responsável da empresa.
A plataforma funciona numa lógica integralmente Business2Business, ou seja, apesar de se encontrar no novo site da empresa, o acesso é exclusivo a profissionais e tem de ser requerido à equipa comercial da empresa. Normalmente as credenciais são fornecidas apenas por um período limitado e com um horário definido, de forma a manter a experiência da reunião. “Queremos manter o contacto pessoal, a ideia é que haja uma simultaneidade entre o comprador e o comercial, que exista sempre um diálogo, que se fale dos produtos, mas também se mantenha o contacto pessoal, que se fale da família, da vida, até do futebol. Essa experiência é para manter”, afirma António Teixeira.
Estreada em setembro, com a apresentação da colecção Outono-Inverno 20/21, a plataforma está agora a ser reforçada com a nova colecção Primavera-Verão. Através do sistema, os clientes podem não só reunir com o comercial (através do Zoom), mas também registar encomendas, pedir cartazes, pesquisar por outros produtos e até deixar pedidos personalizados. “Se o cliente nos descreve um determinado produtos, nós podemos digitalizá-lo no momento e mostrá-lo, tal como numa reunião, e o catálogo online vai crescendo”, explica.
António Teixeira admite que a novidade causou uma renitência inicial, mas que vencida essa fase, a aceitação agora é total. “Evita o desperdício, em vez de enviarmos trinta cartazes, dos quais às vezes o cliente só se interessa por dois ou três, agora tudo é mais fácil e preciso. Torna todo o processo mais rápido e ecológico”, explica. No entanto, acredita que este será um complemento que nunca irá substituir as feiras presenciais. “Prezo muito as feiras, porque estamos num ambiente de trabalho, onde a interecção é real, mesmo até com a concorrência vamos partilhando ideias. Há todo um envolvente que não é replicável”, defende.