28 Janeiro 20
ISPO Munich

T

O trio português que brilhou no Brandnew da ISPO

Foram três as empresas portuguesas que brilham naquela que é considerada a maior plataforma mundial de start-up do universo da moda desportiva. Brusco, Van der Waal e SOCKAPRO (na foto) compõe o trio luso a marcar presença na Brandnew Village 2020 da ISPO Munich.

As três foram eleitas entre mais de 400 candidaturas vindas de todo o mundo para integrarem o grupo restrito de 50 marcas em exposição na plataforma de start-ups da ISPO Munich. Uma selecção que deixa orgulhosas estas três empresas portuguesas, que vêm a participação no Brandnew como um “importante empurrão”.

Foi a paixão pelo surf que fez nascer a Van Der Waal que apresenta na ISPO uma inovadora alternativa sustentável ao wax, uma cera à base de petróleo tradicionalmente utilizada nas pranchas de surf. “É um vinil autocolante com uma dimensão, acabamento e forma de colocar específicas que têm garantia vitalícia. Ou seja, dura enquanto a prancha durar”, descreve Eduardo Matos, um dos responsáveis pela marca nacional.

Para além da enorme vantagem funcional que apresenta, diminuindo drasticamente o tempo de preparação para a prática do desporto, este surf grip da Van Der Waal, é ecológico. “Há ainda a possibilidade de remover totalmente o nosso produto e colocar no ecoponto amarelo, como fazemos com uma garrafa de plástico”, sustenta Eduardo.

Com agentes em França, Alemanha e Holanda e distribuição na Coreia, a Van Der Waal acredita que a presença no Brandnew pode ser um “importante empurrão” para a consolidação da marca e também uma excelente oportunidade para “vender um novo conceito”, finaliza.

Quem também se mostra muito satisfeito com a presença nesta plataforma de start-ups desportivas é António Patrício, fundador da SOCKAPRO, uma meia com um sistema que permite incorporar a caneleira e que já está patenteada para toda a Europa.

“Como jogador de futebool senti a necessidade de encontrar uma alternativa às caneleiras tradicionais”, conta o empreendedor português, que explica que, com a sockapro “a caneleira fixa-se à própria meia, no seu interior, através de um sistema de elásticos que podem ser enclusados ou em banda”, diz.

A participação na Brandnew da ISPO Munich é para António Patrício um “grande orgulho” e ainda uma “forma muito interessante de ganhar notoriedade, nomeadamente através do contacto com jornalistas internacioanais”, admite o mentor desta nova marca portuguesa que encontrou na LusoSocks o “parceiro industrial ideal” para a produção do produto.

Com o oceano atlântico como inspiração, a Brusco nasceu em Setembro de 2019, focada na venda de acessórios de surf. “Temos uma abordagem completamente diferente, estamos muito focados na performance mas também na sustentabilidade”, relata José Diogo Areais, co-fundador. Os tailpads – acessório que é integrado nas pranchas de surf para garantir segurança e firmeza na execução de manobras – são de resto o artigo que mais despertou interesse dos visitantes. “Colocamos um aditivo no processo de fabrico dos nossos tailpads que os torna biodegradáveis”, revela o co-fundador da marca portuguesa, que explica que, nas condições ideias, este produto pode ser consumido pela natureza em apenas três anos.

Com 14 pontos de vendas espalhados por vários pontos de Portugal e Bélgica, José Diogo Areias mostra-se muito satisfeito com a participação no Brandnew da ISPO Munich que, até ao momento, já valeu contactos para vendas na Alemanha, Espanha, Chile e África do Sul.

A participação portuguesa de peso na ISPO Munich, que conta com mais de 40 empresas e dos centros de investigação CITEVE e CENTI, mereceu a visita em peso de representantes do governo aos stands nacionais. Depois de uma manhã intensa, em que o secretário de Estado da Economia, João Correia das Neves percorreu os stands das empresas, foi a vez do secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias se juntar à comitiva nacional para visitar a ilha From Portugal.

Partilhar