30 novembro 23
Feiras

Bebiana Rocha

Portugal sobe ao palco para receber prémios ISPO

Uma verdadeira chuva de prémios para o têxtil português é o que se pode chamar à entrega dos ISPO Awards, que aconteceu ontem no ‘Pink Stage’ da ISPO Munich. A. Sampaio & Filhos, Acatel, Carvema, LMA, RDD, Têxteis JF Almeida e Somani são as empresas premiadas nos ISPO Textrends Awards, às quais se juntam no concurso Apparel Edition a FLM, Gulbena, Quinta & Santos e WAT Portugal. Também a Impetus provou o seu sucesso com o importante prémio ISPO Award de inovação, atribuído a um top de alças em circulose.

São 39 as referências made in Portugal destacadas nas mais variadas categorias: Street Sports, Base Layer, Outer Layer, Second Layer, Soft Equipment, Jackets & Vests e Pants & Tights. Recorde-se que Portugal arrecadou dois prémios máximos de Best Product nesta edição: A. Sampaio e Acatel.

A referência 68630 da A. Sampaio foi distinguida na categoria Street Sports, um tecido multifuncional que “serve a natureza e o desporto”, feito 100% em poliamida reciclada. “Este tecido opaco e denso é suave para a pele e proporciona compressão. Adapta-se perfeitamente a diversas peças de vestuário”, refere numa breve descrição a organização da ISPO.

Já a Acatel com o seu 1836 – Circular Pigmentura conquistou o júri na categoria Accelerated Eco. A malha é composta por circulose, “uma fibra sustentável, macia, confortável, absorvível, durável e circular”, combinada com algodão reciclado. A empresa liderada por Susana Serrano explica que a “Pigmentura ecológica não necessita de água para ensaboar e enxaguar”, econimizando dessa forma “96% de água em relação ao tingimento convencional”, bem como “menos 60% de energia”. O resultado final é uma malha com um tingimento de cor fluorescente, como se pode ver aqui. A referência em questão tem ainda “uma combinação de capacidade de absorção de calor e gestão de humidade, para termorregulação, para além de um acabamento anti-odor”.

Os resultados do concurso podem ser consultados na íntegra aqui. O certame termina hoje, dia 30 de novembro, com um saldo que se conta positivo para a comitiva From Portugal presente.

A participação das empresas portuguesas na ISPO é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto “From Portugal” é cofinanciado pela União Europeia, no âmbito do Portugal 2030, através do Compete 2030 – Programa temático Inovação e Transição Digital.

Partilhar