11 Fevereiro 2020
Confetil

T

Novo coordenado da CONFETIL é 100% reciclável

Foi a pensar no futuro que a Confetil decidiu inovar e criar um coordenado desenvolvido a partir de materiais 100% reciclados. Assente no princípio do design para a circularidade, este coordenado responde à nova tendência de consumo athleisure, que alia o desporto à moda.

É um novo produto “que no fim de vida seja separado por cor e por fibra”, explica Dionísia Portela, sustainability manager da empresa portuguesa (ao centro na foto). Este coordenado, composto por uma sweat-tshirt e umas calças, integra nas costas um conjunto de instruções para que o “consumidor final possa cortar e reciclar todas as partes”, descreve Dionísia Portela.

Apesar de, neste momento, a reciclagem de produtos têxteis só ser possível pela via industrial, Dionísia Portela acredita que, no futuro, esta realidade se vai alterar e que “os têxteis serão integrados no circuito da reciclagem feita pelo consumidor final”, explica.

Para além de, no futuro, dar possibilidade ao consumidor final de ser parte ativa no processo de sustentabilidade, este coordenado da Confentil é também inovador do ponto de vista técnico. “A maioria das peças que vemos no mercado, mesmo que sejam feitas com recurso a materiais orgânicos, são multifibra e de várias cores o que, à partida, inviabiliza a reciclagem”, explica a Sustainabily Manager da empresa da Maia, sustentado o facto deste coordenado ser feito a partir de polister e poliamida 100% reciclados.

O novo coordenado da Confetil foi uma das peças em exibição no showcase do Itech Style Green Circle em exposição na ISPO Munich onde, pelo carácter inovador, foi muito elogiado por compradores e visitantes de todo o mundo.

A empresa portuguesa não tem marca própria, por isso a sustainabily manager da Confentil aguarda que o coordenado desperte interesse para produção por parte de alguma das marcas de renome com que trabalham.

Partilhar