13 Setembro 23
MODTISSIMO

Mariana D'Orey

iTechStyle Green Circle com a maior edição de sempre

É a maior exposição de sempre de um iTechStyle Green Circle que conta nesta edição com 52 coordenados desenvolvidos através dos produtos de quase meia centena de empresas portuguesas. O fórum, que tem nesta edição um grande foco nos materiais bio based e nos processos naturais, está a ser apresentado pela primeira vez – com grande curiosidade por parte dos visitantes – no MODTISSIMO.

“É a maior edição de sempre quer pela dimensão, já que temos 52 coordenados em exposição, quer no que à atenção aos processos naturais e materiais bio based, portanto, não fósseis diz respeito”, anuncia Cristina Castro, relações públicas do CITEVE, entidade promotora da iniciativa.

Os coordenados desenvolvidos pelas designers convidados Ana Afonso e Bárbara Atanásio, por alunos da Universidade Lusófona, ESART Castelo Branco, Fashion Design Universidade de Lisboa, ESAD Matosinhos e ainda pelo atelier MM têm como base produtos têxteis de mais de meia centena de empresas portuguesas presentes no MODTISSIMO.

“A nossa grande preocupação este ano foi a de garantir que os produtos são bio based e que os processos, nomeadamente os tingimentos, são naturais”, conta ainda a relações públicas do CITEVE.

Uma outra novidade a acompanhar a primeira aparição desta edição do iTechStyle Green Circle prende-se com um “cheirinho” do projeto be@at: “alguns dos coordenados fazem-se acompanhar por um passaporte digital de produto onde, entre outros parâmetros, como o recurso de água ou a origem dos materiais, podemos auferir o score do produto”, avança Cristina Castro, lembrando as importantes metas que o sector terá de alcançar já em 2030.

Recorde-se que o iTecStyle Green Circle é uma mostra de sustentabilidade da fileira têxtil e vestuário portuguesa promovida pelo CITEVE em parceria com a ASM – Associação Selectiva Moda e curadoria de Paulo Gomes. É todos ao anos apresentada na segunda edição do salão MODTISSIMO, viajando depois pelas demais feiras e eventos internacionais do sector: Neonyt, ISPO, Heimtextil, Munich Fabric Start e Première Vision.

Partilhar