08 Outubro 19
Património

T

Museu da Indústria Têxtil revisita fábricas de outros tempos

“Percursos e memórias da indústria na Bacia do Ave” é o título a um novo ciclo de actividades do Museu da Indústria Têxtil, que a partir de Famalicão vai percorrer alguns dos marcos históricos do cluster têxtil. Com arranque no sábado, dia 12 de Outubro, o programa prevê a realização de três conferências, seguidas de visitas guiadas a antigas fábricas e locais simbólicos para os primórdios da indústria têxtil local.

A Fábrica do Ferro ou a Fábrica de Lanifícios do Barão da Trovisqueira são dois dos casos de estudo que o museu vai revisitar, numa agenda programática que procura traçar o retrato do impulso industrial vivido na região ao longo do século XIX e inícios do século XX.

A primeira conferência – que conta com a presença de Paulo Cunha, presidente da Câmara de Famalicão – realiza-se já no sábado, dia 12, com uma apresentação conduzida por Luísa Sousa Ribeiro, investigadora da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, seguida por uma visita à Fábrica de Fiação e Tecidos de Fafe (também conhecida como Fábrica do Ferro).

As conferências seguintes estão agendadas para os dias 16 de Novembro e 7 de Dezembro, com visitas ao local onde esteve implantada a Fábrica de Lanifícios do Barão da Trovisqueira, a têxtil inaugural de Riba d’Ave, e à exposição ““Indústria Têxtil de Guimarães: do sistema antigo ao advento das máquinas”, no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Guimarães.

Consulte o programa completo aqui.

Partilhar