07 julho 23
Economia

Maria Monteiro

Famalicão distinguida como Região Europeia Empreendedora 2024

Foi durante a 156º sessão do Comité das Regiões Europeu que Famalicão recebeu a distinção de ‘Região Europeia Empreendedora 2024’. Com esta distinção, a cidade transforma-se no primeiro território da região Norte a integrar o grupo de cidades e regiões europeias a quem é atribuído este galardão.

“A atribuição a Vila Nova de Famalicão do estatuto de Região Europeia Empreendedora 2024 é o melhor testemunho da vitalidade económica do nosso território e o reconhecimento do mérito das nossas políticas públicas, nomeadamente de estímulo ao empreendedorismo”, afirmou o autarca famalicense, Mário Passos, no Parlamento Europeu. A Região Empreendedora Europeia é um projeto que identifica, e recompensa as regiões e os municípios da UE que revelam uma estratégia política extraordinariamente empreendedora e inovadora, independentemente da sua dimensão, riqueza e competências”, fundamentou o Comité das Regiões Europeu.

Este órgão consultivo – constituído por representantes eleitos de autoridades regionais e locais dos 27 países da UE – adianta que esta distinção se destina às “regiões ou aos municípios que apresentem o plano de prospetiva mais credível, inovador e promissor”. Como é o caso da cidade minhota que vê reconhecidas as “dinâmicas do Famalicão Made IN e do Famalicão Created In, do processo de internacionalização, das ações desenvolvidas na área da governança e das parcerias institucionais, nomeadamente na elaboração e desenvolvimento do Plano Estratégico Famalicão.30”, avançou o Comité das Regiões. Este órgão consultivo também teve em conta, justificou, “a força exportadora e produtora do concelho e o crescimento dos centros tecnológicos e universidades presentes no território”.

Para o autarca “este prémio, sendo atribuído agora, é o corolário de décadas de trabalho, dedicação e perseverança, e que teve vários protagonistas, nomeadamente os empresários, os trabalhadores, o poder local, escolas, escolas profissionais, centros tecnológicos e de investigação” que aproveitou o momento “para agradecer em nome do município a todos os agentes económicos do concelho pela força motriz que empregam ao nosso território”.

Partilhar