12 agosto 22
Inovação têxtil

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Novo fio de poliéster nos pneus Continental made in Portugal

É, mais uma vez, a prova de que o têxtil está em todo o lado e que a inovação rima com o made in Portugal. Estão já no mercado os pneus da Continental que utilizam um fio de poliéster reciclado produzido a partir de garrafas de plástico. De fabrico português, 100% produzidos na fábrica de Lousado, Famalicão.

No comunicado onde dá conta de que já está no mercado nacional, a empresa informa que “novo material de alto desempenho está disponível em algumas dimensões dos pneus PremiumContact 6 e EcoContact 6”, que têm um logótipo especial na parede lateral, onde se lê “Contém Material Reciclado”.

Denominada ContiRe.Tex, a nova tecnologia que foi desenvolvida do interior da empresa permite substituir o poliéster convencional que era utilizado na carcaça dos pneus. O novo fio é obtido a partir de garrafas PET usadas sem quaisquer etapas químicas intermédias e não recicladas, o que o torna ambientalmente mais eficiente em comparação com outros fios de poliéster de alto desempenho obtidos a partir do plástico.

Em maio, quando anunciou a novidade, a unidade de Lousado dava conta de ser “o primeiro fabricante de pneus a lançar a produção em série de fio de poliéster reciclado, obtido a partir de garrafas de plástico PET”. Um novo material de alto desempenho “que utiliza cerca de 40 garrafas PET recicladas para um conjunto de pneus standard de um automóvel de passageiros”.

A empresa esclarecia que para a obtenção do novo fio e poliéster as garrafas utilizadas para esta tecnologia obedecem a um processo de reciclagem especial. “As garrafas são separadas e limpas mecanicamente, depois das tampas das mesmas serem removidas. Após a trituração mecânica, o PET é posteriormente transformado em granulado e finalmente em fio de poliéster”.

Segundo a Continental, “os cordões têxteis absorvem as forças da pressão interna do pneu e permanecem estáveis, mesmo sob cargas e temperaturas elevadas”, sendo o fio poliéster feito de PET usado há muito tempo como material na montagem de pneus de passageiros e camiões ligeiros. É para tornar os pneus ainda mais eficientes no consumo de energia e amigos do ambiente no fabrico, utilização e reciclabilidade, que a Continental “está a investigar intensivamente materiais alternativos para a sua produção”, referia ainda o comunicado.

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