13 novembro 20
Indústria

T

Mtex-NS desenvolve máquina sustentável de tingimento digital

A fabricante Portuguesa Mtex – New Solutions acaba de desenvolver em parceria com a Nextil uma máquina de tingimento digital sustentável, que classifica como revolucionária. Um passo mais no caminho das soluções amigas do ambiente em que a empresa há muito investe.

“A busca incessante da Mtex-NS pela perfeição e o seu empenho constante em ultrapassar os limites quer do que desenvolve para si própria, quer para os seus clientes fez a diferença para sermos os escolhidos para desenvolver este projeto da Nextil”, afirma Elói Ferreira, CEO da Mtex-NS.

Em comunicado, a empresa sediada em Famalicão explica que “o know-how de longa data da Nextil na área têxtil aliado ao conhecimento tecnológico da Mtex-NS permitiu a criação de uma máquina de tingimento digital com pigmentos naturais que utiliza integralmente o protocolo de comunicação EtherCAT, permitindo assim a integração deste equipamento num ambiente de indústria 4.0”.

Trata-se de uma solução tecnológica inovadora e sustentável, que deu origem a um novo equipamento que é produzido para a Nextil a partir da sua tecnologia têxtil. Com isso, conclui a fabricante portuguesa, “o atual modus operandi da Nextil nesta área sofre assimila um upgrade tecnológico passando a estar com esta solução totalmente digitalizado”.

O grupo espanhol Nextil (Nueva Expresión Textil) é um dos maiores fabricantes mundiais de tecidos de malha elástica, um grupo industrial com fábricas próprias na Europa e nos EUA que fornecem as principais empresas de moda mundiais nas áreas de fast fashion, moda de praia, desportiva e lingerie. Recentemente comprou em Braga a portuguesa SICI93, que lhe permitiu entrar também na confeção de marcas de luxo.

Partilhar