16 novembro 2020
Feiras

T

Medica Digital destaca novidades From Portugal

Os produtores portugueses tinham programado uma presença de peso em Dusseldorf, mas mesmo agora limitada às plataformas digitais a Medica Trade Fair continua a ser o mais importante evento dedicado ao equipamento e vestuário de saúde para destacar as novidades do made in Portugal. Envicorte, Line For You, Pharmia, Trim NW e Wise HS são as empresas portuguesas presentes na versão Medica Digital que decorre a partir de hoje e até quinta feira, 19 de Novembro, na qual estão já inscritos milhares de compradores, um pouco de todo o mundo.

“China, Japão, Coreia do Sul e Taiwan são alguns dos países com grande representação, mas também os Estados Unidos e a Alemanha. Vemos uma grande presença dos mercados que têm já uma maior disponibilidade em relação às novas tecnologias”, explica Hans Walter, representante da feira em Portugal.

Numa edição a todos os títulos excepcional, as empresas portuguesas vão apresentar novas soluções para o sector da saúde, desde equipamentos de protecção individual a peças de vestuário que podem ter um papel activo na terapia de doentes. “Apostamos na produção de máscaras e estamos a tentar entrar neste sector para de alguma forma colmatar as perdas que a pandemia está a provocar”, explica Silvina Ribeiro, representante da Envicorte, empresa especializada na confecção de vestuário e que se dedicado também à produção de máscaras reutilizáveis nível 2, certificadas pelo CITEVE para 25 lavagens.

Também a Lineforyou tem investido na produção de máscaras e equipamentos de protecção. “A nossa intenção é exportar. Trabalhamos em fardamento técnico há oito anos, mas com a Covid surgiu uma oportunidade de criarmos dispositivos médicos”, explica Pedro Morgado, co-fundador da empresa de Guimarães, que ao longo dos primeiros meses criou um catálogo com 15 artigos, entre batas, cogulas e outras peças de vestuário.

No caso da Trim NW, a aposta está na produção de TNT – Tecido Não Tecido, uma matéria-prima necessária para a produção de vestuário de protecção. “Desenvolvemos uma gama de produtos TNT impermeáveis para EPI descartáveis, tais como batas, fatos cover-all, cobre-sapatos, cogulas, etc”, explica Rui Lopes, diretor-geral da empresa, que antes trabalhava em exclusivo para o sector automotive.

A participação das PME portuguesas na Medica Virtual é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que tem lugar no âmbito do projeto From Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Partilhar