09 novembro 22
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‘From Portugal’ outra vez em força na Medica Dusseldorf

A Medica Dusseldorf, principal encontro internacional da comunidade médica, tem data marcada para 14 a 17 de novembro e os mais recentes avanços nacionais no sector estarão presentes através de uma comitiva de quase uma dezena de empresas. ASPECTO, Barcelcom, Inarbel, Oasipor, Pharmia, Trim NW, Hydrumedical, Raclac e, na paralela feira Compamed, a Clynxio, fazem parte do grupo. Portugal contará também com um expressivo fórum de tendências, organizado em parceria entre a Associação Selectiva Moda e o CITEVE.

“As expectativas para a feira são elevadas, uma vez que é a maior montra mundial no sector da saúde, um sector vital para o nosso core, tubos de compressão graduada”, afirma Nuno Mota Soares, business development manager na Barcelcom. “Este ano iremos apresentar, com a nossa tecnologia patenteada de processo transdérmico de libertação controlada de princípios ativos, a utilização de diferentes produtos que podem ajudar nas áreas do relaxamento, controlo de ansiedade e até hidratação”.

Com um catálogo de produtos já consolidado, desde coberturas cirúrgicas aos não estéreis, é também com grandes expectativas que a OASIPOR se apresenta na Medica. “Já marcámos presença na feira há vários anos, este ano vamos focar-nos no aumento da carteira de distribuidores internacionais da nossa marca MedicalWear”, disse José Mauro, do departamento de design e comunicação.

A Trim NW parte para Dusseldorf com a mala cheia de “não-tecidos vocacionados para a área médica”, com destaque para uma nova bata cirúrgica. “Sendo nós fabricantes de não-tecido que normalmente é utilizado no fabrico de EPI’s, decidimos avançar na cadeia de valor e iniciar a fabricação e comercialização do próprio EPI”, conta Rui Lopes, CEO da Trim NW. A produção é totalmente automatizada e permite colocar no mercado um produto 100% português, “com preços muito competitivos em comparação com o que chega hoje ao mercado Europeu”.

A participar pela primeira vez na feira, a ASPECTO mostra-se expectante: “Achamos que a Medica é uma feira com muito potencial para nos promovermos nos mercados europeus”, afirma Antónia Leite, co-founder and creative director. A oferta da empresa passará por fardas com design próprio, algumas com tecidos técnicos, tendo como público-alvo as clínicas privadas.

Já a Pharmia centra a sua oferta numa nova gama completa de incontinência: “fraldas, resguardos, creme hidratante, luva de lavagem corporal”, afirma o CEO, Pedro Santos. Contarão também com uma gama de toalhitas húmidas (mãos, higiene íntima, desmaquilhante rosto, superfícies). “Além disso teremos a gama de máscaras FFP2, algodão/compressas e líquidos desinfetantes”, acrescenta.

Por último, a Inarbel, com a sua nova marca, a Skylab, apresenta a “linha de vestuário hospitalar, reutilizável e descartável: batas, cogulas, manguitos, cobre botas, toucas e uniformes”, afirma Manuela Sena.

A participação das empresas portuguesas PME na Medica Dusseldorf é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto ‘From Portugal’ é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização e de Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional de Lisboa, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

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