05 abril 21
Inovação

T

Maroco, CeNTI e INEB criam spray que elimina vírus

Um projeto de investigação e desenvolvimento promovido pela empresa Maroco em colaboração com o Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CeNTI) e do Instituto Nacional de Engenharia Biomédica (INEB) permitiu a criação de solução que permite, com recurso a uma tecnologia sustentável, eliminar vírus em tecidos de colchões, lençóis e fronhas.

Miguel Costa, administrador da empresa especializada em produtos para a indústria de estofos em Paços de Ferreira, explicou que o projeto tinha como objetivo “aumentar o grau de segurança de produtos usados no setor hoteleiro”, nomeadamente, ao nível têxtil.

O projeto, intitulado ‘Safety4Guest’, iniciou-se há cerca de seis meses ao abrigo dos programas de apoio do Governo para o desenvolvimento de soluções contra a Covid-19. Depois de vários ensaios e testes, o consórcio descobriu uma formulação que, através de uma tecnologia sustentável – um ‘spray coating’ – permite eliminar vírus em tecidos de colchões, lençóis e fronhas.

A tecnologia de aplicação em spray é uma técnica emergente na indústria têxtil que se distingue por ser “mais ecológica quando comparada com outras técnicas convencionais” ao utilizar menos água, energia e matéria-prima, refere Miguel Costa em declarações à agência Lusa.

Lorena Coelho, investigadora do CeNTI ligada ao projeto, salientou que os principais desafios foram “selecionar a formulação que teria desempenho” e a “própria tecnologia de aplicação em spray”. O CeNTI identificou “algumas formulações com 100% de desempenho de atividade antivírica”.

Partilhar