06 dezembro 23
Feiras

Maria Monteiro

CITEVE e CeNTI levam até à Alemanha novas estruturas têxteis

O CITEVE está uma vez mais presente na Automotive Interiors Expo, num stand em parceria com o CeNTI, onde são apresentados alguns dos resultados de projetos de I&D+I ligados ao sector da mobilidade. A feira decorre entre os dias 5 e 7 de dezembro, na cidade alemã de Estugarda. ‘Direct to Textile 3D Printing’, ‘PAC: Carbon Based Textile-reinforced Thermoplastic Composit’ e ‘Natural and Bio-based Textile Structures for Automotive Biocomposites’, são os três projetos em evidência.

O desenvolvimento de novas estruturas têxteis baseadas em novas fibras e a implementação de tecnologia produtiva e de componentes e sistemas inovadores que permitam reduzir a emissão de gases poluentes são algumas das temáticas abordadas nestes projetos de investigação em que o CITEVE está envolvido.

Ainda no âmbito da divulgação de boas práticas na áreas de inovação e sustentabilidade, o CITEVE e o CeNTI co-organizaram no dia de ontem o seminário anual da Sociedade Portuguesa dos Materiais (SPM), uma iniciativa desta organização cujo tema em debate foi ‘Novos Materiais, Reciclados, Funcionais e Inteligentes para o Sector Têxtil’.

Durante o evento houve espaço para ouvir várias opiniões de profissionais e investigadores do sector sobre a importância da procura de novos materiais para a dinamização da ITV. Braz Costa, diretor-geral do CITEVE, moderou a mesa redonda que juntou associações e empresas, num debate sobre o futuro da indústria e como o uso de fibras alternativas faz parte desse caminho em prol da sustentabilidade do sector.

Partilhar