5 dezembro 16
Confecção

T

Marcelo inaugura Alfaiataria Hélder Rafael na Dielmar

A Alfaiataria Mestre Hélder Rafael, o mais recente investimento da Dielmar, foi hoje inaugurada, ao princípio da tarde, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em Alcains, Castelo Branco. 

O Presidente da República homenageou Hélder Rafael, recentemente falecido e pai de Ana Paula Rafael, a CEO da Dielmar. Marcelo Rebelo de Sousa disse que esta não era só uma homenagem a um dos quatro fundadores da Dielmar mas sim “a todos aqueles que têm conseguido criar riqueza onde é mais difícil, longe dos grandes centros urbanos”. Hélder Rafael foi  um dos quatro alfaiates que criaram a empresa há meio século. Dias, Hélder, Mateus e Ramiro eram os nomes dos quatro alfaiates fundadores, cujas iniciais formam o nome Dielmar.

“Estamos aqui para dizer que não nos esquecemos. O país precisa de muitos exemplos destes e, felizmente, está a ter muitos exemplos destes. Porque é que, apesar de todos os problemas que encontramos no mundo e na Europa, nós acreditamos no país? Porque há portugueses e portuguesas que fazem obras excecionais como esta”, sublinhou o Presidente. Acrescentou ainda que “a democracia só vive se for sustentável economicamente. É bom que haja outros portugueses e portuguesas notáveis aqui a criar riqueza para termos uma democracia que dure, que seja justa e que ofereça a todos”, apelando à continuação do investimento e no trabalho.

No espaço hoje inaugurado, começará a ser lecionado, o mais tardar na próxima Primavera, um curso profissional de Alfaiataria, com a duração de três anos, que resulta de uma parceria entre a Dielmar e o Modatex e contará com a participação de um alfaiate italiano.

“O curso mudará para o Museu da Alfaiataria, que vai ser criado na sequência de um protocolo que assinamos com a Câmara Municipal”, informa Ana Paula Rafael, 55 anos, licenciada em Direito pela Católica de Lisboa.

A paixão pela alfaiataria e o culto e know-how desta arte são considerados os pontos fortes da Dielmar, pela sua presidente executiva. “Soubemos manter a tradição, acrescentando-a e vitaminando-a com a inovação. Somos grandes adeptos da inovação e da mudança, temos uma mentalidade flexível e gostamos muito do que fazemos. Ter sabido manter os processos de alfaiataria adaptados a uma unidade industrial é um dos nossos pontos fortes”, diz.

“As pessoas que aqui trabalham têm mãos de artistas. Se chegasse aqui o Cargaleiro e o metesse numa sala a fazer um fato e metesse as nossas meninas noutra sala a imitarem a Guernica, tenho a certeza que elas fariam o trabalho mais depressa do que ele”, garante Ana Paula.

A Dielmar fabrica fatos de homem, fechou 2015 com um volume de negócios de 15 milhões de euros, dos quais cerca de metade feito com marca própria, e exporta 60% da sua produção.

Partilhar