4 Maio 2017
Famalicão

T

Linho e seda cultivados no Parque da Devesa, em Famalicão

As Hortas Urbanas do Parque da Devesa, em Famalicão, criaram um espaço para o cultivo do linho e da seda, no âmbito de um projeto inovador conjunto da autarquia famalicense e da Saber Fazer, que envolve ainda o Museu da Indústria Têxtil e as escolas do concelho.

Dois talhões de terreno, com 100 m2 cada, acolhem este projeto singular (apenas concretizado em Serralves) que tem como objetivo desenvolver um programa integrado de produção-aprendizagem dedicado à educação e investigação do têxtil, destinado ao público em geral e à comunidade escolar.

O projeto com duas vertentes, um curso de longa duração, cujas inscrições esgotaram num ápice, e várias oficinas destinadas às escolas e público, percorre todas as etapas da produção do linho e da seda, desde a plantação, cultivo, tecelagem e tinturaria natural, sendo que para a concretização desta última etapa são cultivadas plantas tintureiras.

Durante toda a Primavera será cultivado o linho e obtida a sua fibra, e também criado o bicho-da-seda de forma a obter a seda. No Outono, o foco será dado ao processamento e transformação destas duas fibras têxteis, com destaque para a tecelagem e tinturaria.

“Com esta micro-produção de fibras pretende-se não só criar um campo de experimentação e aprendizagem, mas também recuperar uma base de conhecimento das técnicas de produção de pequena escala que, perante o desenvolvimento da indústria têxtil, deixaram de evoluir com a passagem de geração em geração, mas que nos tempos que correm se tornam cada vez mais procuradas”,  explica Paulo Cunha, presidente da Câmara de Famalicão.

“O Museu da Indústria Têxtil poderá ser um campo de experimentação e aprendizagem, apoiado não só na prática regular, mas também no conhecimento dos profissionais e artesãos que virão partilhar o seu conhecimento em diversos momentos ao longo do ano, mantendo a ligação com a produção industrial da região do Vale do Ave”, conclui o autarca.

Partilhar