24 Abril 20
Moda

T

Katty Xiomara ensina a fazer máscara protetora

A estilista Katty Xiomara dá um verdadeiro tutorial na edição desta semana da Caras sobre como elaborar de raiz uma máscara protetora. Foi através do  Portugal Fashion que a a revista lhe endereçou o convite e a designer, que já andava a fazer este tipo de máscaras para uso pessoal, aceitou de imediato.

Na revista é fornecido o molde para recortar (ou as instruções de como elaborar o mesmo no caso da edição digital) e depois todas as instruções, acompanhadas de fotografias ilustrativas de cada passo do processo, do corte à confecção e incluindo a posterior manutenção.

“Eu já tinha feito algumas mascaras de diferentes tipos para familiares e amigos, por isso só tive de registar em fotografia os passos de forma percetível. Claro que estas são máscaras caseiras, feitas com materiais de sobras sem especificações técnicas, por isso é importante que as pessoas as usem tendo em conta estas limitações e de preferência com filtros no interior. E, claro, lavar sempre após cada utilização”, explica a estilista ao T Jornal.

Mas a luta de Katty Xiomara contra a Covid-19 não se fica por aqui. A designer faz igualmente parte ao movimento solidário iniciado pela Protect4covid, uma empresa de venda de viseiras protetoras que estabeleceu como missão fazê-las chegar ao consumidor final a preço justo e não inflacionado e ainda ajudar instituições de saúde e de solidariedade social.

O processo é simples: na compra de um pack de duas viseiras, uma delas será entregue a uma instituição à escolha do cliente, do hospital ao lar de idosos ou corporação de bombeiros, algumas delas apadrinhadas por figuras públicas. No caso de Katty, a instituição é o Lar do Comércio, através do uso do código promocional KattyXiomara no ato da compra.

“É uma iniciativa muito interessante, por isso aderi e decidi divulgar para ajudar a passar a palavra. É uma ação muito simples e justa, que não envolve dinheiro mas sim produto, por isso penso que será mais fácil e apelativo para que as pessoas contribuam sem receios”, completa.

Partilhar