10 abril 23
Moda

Bebiana Rocha

Katty Xiomara colabora com António Salgado e Analar

A têxtil-lar António Salgado e a Analar, empresa de edredons e almofadas colaboraram com a designer Katty Xiomara na sua mais recente coleção, a ‘Vermillion’. Os tecidos da António Salgado foram transformados num cachecol, numa capa e numa mala, enquanto os acolchoados da Analar tomaram a forma de casacos.

“A parceria surgiu através do Guimarães Marca, onde trabalhei com algumas empresas de têxteis-lar e tive oportunidade de conhecer de perto as suas fábricas. A António Salgado tinha fios com diferentes tonalidades de vermelho e disponibilizou-se para fazer um painel, enquanto a Analar aplicou a sua experiência de acolchoar e fez um desenho próprio que apliquei em casacos volumosos”, contextualiza Katty Xiomara, em declarações ao T Jornal.

Nas suas redes sociais, a António Salgado acrescenta que o tecido usado pela criativa é feito a partir de desperdícios da própria empresa: “A designer propôs a criação de uma ou duas peças com recurso a desperdícios de fio e tecidos na cor vermelho. Para deixar a peça ainda mais ambientalmente responsável utilizamos um tear artesanal com o mínimo de tensão para criar um tecido flexível e delicado. O resultado final superou todas as expectativas produzindo peças suaves, requintadas e vibrantes que mostram o potencial da moda sustentável”.

Partilhar