28 abril 20
Indústria

T

Gigantes da moda unem-se para salvar produção asiática

Os gigantes da moda querem unir forças para aliviar o impacto que o cancelamento massivo de encomendas e a suspensão das atividades tiveram nos centros de produção, especialmente no sudeste asiático. A iniciativa foi anunciada numa declaração conjunta da Organização Internacional dos Empregadores (IOE), da Confederação Internacional dos Sindicatos (ITUC) e da União Global Industrial.

O grupo de trabalho que vai tentar encontrar uma resposta ao problema será supervisionado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e já foi apoiado pela Adidas, C&A, H&M, Inditex, Marks & Spencer, Primark, Under Armour e PVH.

O objetivo é mobilizar recursos suficientes para permitir a continuidade dos produtores e o pagamento de salários naquela região do globo, bem como a criação de programas para proteger a remuneração, a saúde e o emprego dos trabalhadores.

“A Organização Internacional do Trabalho está profundamente preocupada com a ameaça que a Covid-19 representa para os milhões de empregos na indústria global de roupa”, diz Guy Ryder, diretor-geral da OIT, em comunicado.

“É uma crise sem precedentes que só pode ser salva com solidariedade global; a prioridade deve ser manter os negócios e proteger os trabalhadores”, disse Ryder. “No centro está o diálogo social eficaz entre governos, trabalhadores e empregadores”.

Partilhar