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Fios de ortigas, tecidos oriundos de caules de rosas ou de plásticos retirados do fundo mar Mediterrâneo, entre outras origens absolutamente surpreendentes, são algumas das inovações por que passa a vanguarda da ITV nacional que atraem clientes de todo o mundo e que o semanário Expresso destaca na sua última edição.
Uma reportagem que teve por base a prestação da ITV portuguesa na Première Vision de Paris e que dá voz a Paulo Melo, presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP): “estamos sempre à procura de novos ingredientes de novas combinações entre eles”.
Na base desta aposta na inovação de produto e de conceção está, como afirma o Expresso, a preocupação crescente da ITV com a sustentabilidade e com a economia circular.
O texto isola quatro exemplos desta aposta empresarial nos produtos inovadores: Inovafil (fios de urtigas), Lemar (plástico marítimo), Somelos (viscose de caule de rosa) e Sedacor (fio com incorporação de cortiça).
O Expresso finaliza a reportagem chamando a atenção para o facto de a aposta neste tipo de produtos – para além da capacidade de crescimento em termos de exportações – ser uma via de interação entre a criação nacional e a indústria internacional em termos de projetos comuns, que se afiguram como de extrema importância para o futuro da ITV.