08 outubro 18
Indústria

T

Expresso destaca sustentabilidade dos têxteis nacionais

Fios de ortigas, tecidos oriundos de caules de rosas ou de plásticos retirados do fundo mar Mediterrâneo, entre outras origens absolutamente surpreendentes, são algumas das inovações por que passa a vanguarda da ITV nacional que atraem clientes de todo o mundo e que o semanário Expresso destaca na sua última edição.

Uma reportagem que teve por base a prestação da ITV portuguesa na Première Vision de Paris e que dá voz a Paulo Melo, presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP): “estamos sempre à procura de novos ingredientes de novas combinações entre eles”.

Na base desta aposta na inovação de produto e de conceção está, como afirma o Expresso, a preocupação crescente da ITV com a sustentabilidade e com a economia circular.

O texto isola quatro exemplos desta aposta empresarial nos produtos inovadores: Inovafil (fios de urtigas), Lemar (plástico marítimo), Somelos (viscose de caule de rosa) e Sedacor (fio com incorporação de cortiça).

O Expresso finaliza a reportagem chamando a atenção para o facto de a aposta neste tipo de produtos – para além da capacidade de crescimento em termos de exportações – ser uma via de interação entre a criação nacional e a indústria internacional em termos de projetos comuns, que se afiguram como de extrema importância para o futuro da ITV.

Partilhar