9 Junho 2017
Balança Comercial

T

Exportações de matérias têxteis com crescimento de quase 9%

Com um avanço de 8,8% entre Janeiro e Abril, o sector das matérias têxteis lidera o crescimento das exportações da ITV nacional, cujos números mantêm uma consistente trajectória ascendente nos anos recentes. Neste primeiro quadrimestre tanto o vestuário (1,8%) como os têxteis lar (2,1%) registaram idêntico índice de crescimento, sendo que o vestuário continua a representar o grosso das receitas, tendo ultrapassado já os mil milhões de euros em vendas ao exterior desde o início do ano.

No conjunto, segundo os dados do INE hoje divulgados pela ATP-Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, as exportações do sector aumentaram quase 3,6% de Janeiro a Abril face ao mesmo período de 2016, fechando o 1.º quadrimestre com um valor de 1.756 milhões de euros.

No comunicado, o presidente da ATP, Paulo Melo, destaca ainda que os destinos que mais cresceram foram os Estados Unidos (acréscimo de 12,4 milhões de euros, com uma taxa de crescimento de 15%), a Alemanha (aumentou 10,6 milhões de euros, evoluindo 7%) e a Itália (aumento de 10,2 milhões de euros – crescimento de 15%).

Espanha, que continua a liderar de forma destacada (33% e mais de 584 milhões) registou uma quebra mínima de cerca de 0,6% nas exportações e de 1,3% nas importações.

O saldo da balança comercial dos têxteis e vestuário, neste trimestre, ascendeu a 454 milhões de euros.

Partilhar