12 março 20
INE

T

Exportações com arranque de ano positivo mas já sob ameaça

As exportações têxteis registaram um arranque de ano positivo, num horizonte em que as nuvens vindas da China pelos efeitos do Covid-19 se adensam sobre o sector. Em Janeiro, as exportações de têxteis e vestuário aumentaram quase 3% em termos homólogos, atingindo os 456 milhões de euros.

Os dados agora publicados pelo INE e tratados pela ATP mostram que em janeiro as exportações de matérias-primas têxteis aumentaram 1,4%, as de vestuário 3,1% e as de têxteis-lar e outros produtos têxteis confecionados 3,3%.

Por destinos, os que registaram melhores desempenhos foram a França (acréscimo de cerca de 5 milhões de euros, ou seja, +8,2%), a Suécia (aumento de 2,5 milhões de euros, correspondendo a +21,3%) e a Alemanha (mais 2,3 milhões de euros, isto é, +5,4%). Em sentido inverso, Espanha segue a tendência de 2019 e regista o pior desempenho: menos 2,5 milhões de euros (-2%). As exportações para o país vizinho representam agora pouco mais do que 1/4 das exportações totais do setor.

E se as exportações cresceram em Janeiro, a nota subscrita pelo presidente da ATP, Mário Jorge Machado, sublinha também que os números mostram igualmente que já se fazem sentir no sector os efeitos do Covid-19.

“As importações neste mês caíram quase 6%, perfazendo um valor de 386 milhões de euros, tendo afetado todo o tipo de produtos, desde matérias-primas a produtos acabados. No entanto, as matérias-primas foram as mais afetadas, tendo diminuído quase 12% (-19 milhões de euros). É o início dos efeitos COVID-19”, explica a nota da ATP, notando que as importações da China caíram quase 12% (menos 4,5 milhões de euros).

O saldo da balança comercial dos têxteis e vestuário ficou em 70 milhões de euros, com uma taxa de cobertura de 118%.

Exportações da ITV Jan 2020

Partilhar