15 março 03
Sustentabilidade

T

Do plástico como um dos futuros da indústria da moda

A utilização de plástico reciclado como matéria-prima para a produção de tecidos está cada vez mais na ordem do dia e marcas como a Quicksilver, Bléque e Osklen – a que se juntam diversos grupos nacionais, como a Joaps, A. Sampaio & Filhos, LMA, Lemar, Moretextile, Crafil e Lipaco, entre outros – têm vindo a apostar nessa vertente.

“Usar plástico reciclado em coleções de moda tem o mérito de chamar a atenção para a necessidade de se banir o ‘single–use plastic’, um grande vilão porque é uma das grandes fontes de poluição no mundo hoje em dia. Ao mesmo tempo, durante o seu processamento pela indústria têxtil, emprega-se bem menos água e eletricidade do que quando se usa plástico de primeira mão ou virgem’’, afirma Nina Braga, diretora do Instituto-e, uma organização brasileira de interesse público, em entrevista à Fashion Network.

Uma tendência  assumida pelos jovens valores do Modatex esta quinta-feira no desfile de abertura do Portugal Fashion (na foto). O plástico foi um dos materiais mais utilizado nos coordenados dos nove finalistas do curso de Design de Moda.

Também a Osklen criou vestuário de praia feito a partir de garrafas de plástico reciclado. A marca de calçado e acessórios Bléque aposta num tipo de seda feita a partir do mesmo material, a que chama sedapet, produzida com 30% de seda, 35% de algodão e 35% de plástico reciclado. Já a Quicksilver (em parceria com a Repreve, empresa que cria tecidos a partir de materiais reciclados),usa dez garrafas na confeção de cada uma das suas bermudas. A parceria entre as duas empresas já retirou mais de 100 milhões de garrafas do mar e economizou cerca de nove milhões de litros de água.

Em 2017, a Adidas anunciou uma parceria com a Parley for the Oceans para desenvolver uma coleção de moda de praia feita a partir de redes de pesca e resíduos plásticos depositados em áreas costeiras.

Já a Asics, fornecedora oficial das equipes olímpica e paraolímpica japonesas aos Jogos de Tóquio 2020 anunciou em janeiro que os kits e uniformes para atletas e oficiais serão feitos com fibras recicladas. A marca vai usar garrafas de plástico e outros materiais reciclados para os produzir.

Estes são apenas alguns dos exemplos possíveis da utilização de plásticos reciclados para fins produtivos – e que tem retirado da natureza quantidades ‘industriais’ de plástico que, de outra forma, estariam décadas (se não mesmo para sempre, dada a acumulação constante) a contaminar o planeta.

Partilhar