08 Março 24
Empresas

Mariana D'Orey

Elas na ITV II: o contributo de Alexandra Araújo, CEO da LMA

Otimista por natureza e sem papas na língua é com entusiasmo que Alexandra Araújo, CEO da LMA, toma o lugar da frente da iniciativa “Elas na ITV”, projeto desenvolvido pela ATP com o intuito de homenagear as Mulheres do sector têxtil ao longo de todo o mês de março.

Nascida e criada no seio do algodão e de outras matérias-primas (já o seu trisavó era empresário têxtil) é há quase vinte anos que Alexandra Araújo começou a trabalhar num sector que, não esconde, a apaixona diariamente.

 

Como descreveria o papel da Mulher na ITV?

O papel da mulher na indústria têxtil é multifacetado, dinâmico e em constante evolução. As mulheres desempenham papéis essenciais em toda a cadeia de valor da indústria têxtil, contribuindo de maneira significativa para a criação e sucesso das organizações. A evolução das perspetivas de género ao longo do tempo tem contribuído para mudanças significativas nos papéis ocupados pelas mulheres no ambiente de trabalho, promovendo ambientes de trabalho mais inclusivos e equitativos. Contudo, é fundamental continuar a trabalhar para superar desafios persistentes e estereótipos sociais.

 

Que vantagens há em ser Mulher na ITV?

Eu não diria só na ITV, mas na generalidade ser mulher nas empresas acarreta consigo diversas vantagens, muitas das quais refletem a diversidade de experiências, aptidões e perspetivas que as mulheres podem oferecer. Falo da diversidade de pensamento, das capacidades de comunicação, da inteligência emocional, da liderança colaborativa, da adaptabilidade e da capacidade de resolução de problemas, da empatia, de consciência social e ambiental, da inovação e criatividade, da resiliência e determinação e da representatividade e inspiração.

 

Qual o maior desafio em ser Mulher na ITV?

Apesar dos avanços significativos em termos de igualdade de género, as mulheres ainda enfrentam diversas dificuldades no ambiente empresarial, tais como: a disparidade salarial, a falta de representatividade em cargos de liderança, os estereótipos de género, a gestão do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal que é frequentemente um desafio, a falta de políticas de conciliação, a falta de oportunidades de desenvolvimento profissional e descriminação, a invisibilidade e falta de reconhecimento, o estigma em relação à maternidade. Destacaria estes como alguns dos desafios diários, não obstante para mim o mais desafiador é sem dúvida, a diversidade de papéis que temos que assumir ao longo do dia.

 

Alguma recomendação para jovens mulheres que estejam a entrar no mercado de trabalho?

As mulheres que trazem consigo experiência internacional para o mercado de trabalho enriquecem as empresas com uma perspetiva global, por isso recomendo este tipo de
experiência, bem como acumular experiência em outras áreas, pois as mulheres demonstram uma capacidade única de integrar conhecimentos diversos, contribuindo para a inovação, em ambientes cada vez mais interconetados e dinâmicos.

Partilhar