Mariana D'Orey
O saldo é positivo para a esmagadora maioria das empresas portuguesas que participaram esta quarta e quinta-feira em mais uma edição da Performance Days em Munique, na Alemanha. A feira especializada em têxteis funcionais e sustentáveis foi visitada por compradores de várias partes do mundo. A. Sampaio, Bloomati, Comfysocks, Dehora, Inovafil, LMA, Lurdes Sampaio, Sidónios Seamless Tech e TMR formaram o pelotão ”From Portugal’.
Todas elas estiveram na Alemanha a exibir a qualidade, inovação e funcionalidade dos têxteis nacionais. Apesar de o novo pavilhão inaugurado pela organização do certame ter tido menos afluência do que o previsto, os pavilhões habituais mostram-se muito satisfatórios para as empresas portugueses presentes.
Foi o caso da A. Sampaio, que ao longo dos dois dias de feira foi visitada por dezenas de compradores de várias nacionalidades, num ritmo sempre acelerado. A participar com muito bons resultados na Performance Days há mais de uma década, a A. Sampaio defende que este certame “tem provado ser um ponto de encontro importante para o sector desportivo e técnico, fomentando novos contactos e apoiando ligações já estabelecidas”, diz Inês Sampaio.
Com a Europa como a principal área de atuação, a A. Sampaio apresentou “malhas clássicas de misturas nobres e acabamentos inovadores – nomeadamente o tingimento com corantes naturais”, bem como apresentou com grande aceitação o conceito Icons for Life apresentando ícones intemporais, remata.
Com várias reuniões previamente agendada com os clientes suíços, alemães, italianos e austríacos, a LMA congratula-se pela qualidade da feira onde, alega Luís Dias, diretor comercial, “estão também presentes os compradores mais bem preparados ao nível dos têxteis funcionais”.
A participação das PME portuguesas na Performance Days é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área do sector têxtil. Esta feira está incluída no projeto From Portugal, no âmbito da candidatura apresentada aos projetos conjuntos de internacionalização do Portugal 2030.