24 Setembro 18
Indústria

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Dinheiro Vivo destaca força inovadora da ITV nacional

É com os exemplos da Somelos, Lemar, LMA, Penteadora, Sedacor e Riopele que o Dinheiro Vivo destaca a capacidade inovadora e amiga do ambiente com que a têxtil nacional se destacou em Paris na última semana.

“Plásticos do mar e caules de rosas tornam-se tecidos made in Portugal”, é o título do extenso artigo do suplemento económico que integra a edição de domingo do Jornal de Notícias e do Diário de Notícias. “Tecidos produzidos a partir de novos materiais biodegradáveis como a cortiça ou o caule das rosas, ou a partir da reciclagem de resíduos das próprias fábricas ou de plásticos recolhidos no mar são algumas das inovações made in Portugal neste domínio”, destaca o trabalho assinado por Ilídia Pinto chamando a atenção para a capacidade inovadora e o foco na sustentabilidade das empresas portuguesas.

“Seis delas estiveram em exposição nesta semana na Première Vision Paris, onde Portugal foi o país foco da feira, a convite da organização, para dar a conhecer-se como ‘parceiro fiável de negócios na subcontratação’, e quis mostrar que inovação e I&D são dos seus fatores distintivos”, sublinha ainda o Dinheiro Vivo, que aproveita para destacar a 52ª edição do Modtissimo.

O artigo adianta que a moda e a inovação têxtil nacional estão esta semana de regresso ao Porto e “a grande novidade é o Green Circle, um espaço dedicado à economia circular e à sustentabilidade promovido pela Selectiva Moda e pelo Citeve, com o apoio de Paulo Gomes, do Manifesto Moda”.

Quanto à vertente de sustentabilidade na importante mostra de Paris, o jornal opta por destacar as “camisas de senhora com fibra de rosas” (Somelos), que “a cortiça também pode ser fiada (Sedacor), “os desperdícios ganham vida nova” (Penteadora), “tecidos velhos com vida nova” (Riopele), “reciclados ao serviço da moda casual e de banho” (Lemar), e “uma colecção inspirada nos anos 80” (LMA).

O artigo na integra pode ser consultado em: https://www.dinheirovivo.pt/economia/1268845/

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