6 Setembro 2017
Evento

T

Euratex traz ao Porto o tema da competitividade

A competitividade da indústria têxtil e do vestuário europeia no quadro da globalização é o tema central da convenção internacional que a ATP organiza, no início de Outubro, no Porto, em parceria com a Euratex – Confederação Europeia da Industria Têxtil e Vestuário.

“Be Competitive in the New Global Order” é o tema da sexta convenção da Euratex, que terá lugar no Hotel Porto Palácio durante todo o dia 3 de Outubro. João Peres Guimarães, o único membro português no board desta organização, refere que “o tema escolhido não podia ser mais oportuno, pois para as exportações portuguesas e europeias continuarem a crescer é necessário inteirarmo-nos sobre o funcionamento dos mercados numa perspectiva mais globalizada e interdependente.”

A par do ministro da Economia, Caldeira Cabral, do presidente da ATP, Paulo Melo, e do presidente da CCDR-N, Freire de Sousa, que abrem os trabalhos, destacam-se ainda no programa as comunicações do presidente da Euratex, Klaus Huneke, e do director geral da ATP, Paulo Vaz. Também empresários, analistas e destacadas protagonistas da ITV nacional vão debater o verdadeiro “case study” que constitui a notável recuperação e modernização do sector em Portugal.

O caso português será por isso um tema central, algo comum nas convenções que o órgão europeu organiza anualmente. “Apesar da Euratex ser uma organização europeia, os congressos apresentam uma vertente nacional, uma vez que cada país organizador tem aproveitado para salientar o que no momento é mais importante na defesa dos interesses da sua própria indústria”, refere o empresário.

A ideia de ser o Porto a albergar este evento surgiu há dois anos, segundo conta João Peres Guimarães. “Nessa altura, já prevíamos que a ITV portuguesa continuaria no seu crescendo e portanto fazia todo sentido – como faz – demonstrar aos nossos parceiros a pujança do sector e a capacidade de organizacional das instituições têxteis – sobretudo da ATP”, conta.

O congresso abrilhantará ainda mais o ano festivo dos 25 anos da Selectiva Moda e das 50 edições do Modtissimo. “Sinto-me particularmente feliz por esta convenção coincidir com o aniversário do Modtissimo, pois vai permitir mostrar a têxtil em movimento com uma alegria que não é fácil encontrar em qualquer outro país europeu”, diz João Peres Guimarães. O convívio entre empresários nacionais e europeus culminará no grande salão da Alfândega do Porto, recuperado e modernizado para receber a Cimeira Ibero-Americana, onde acontecerá o jantar conjunto da Euratex e do Modtissimo 50.

Esta será a primeira convenção que a Euratex organiza no nosso país – sendo que nos passados anos o evento já aconteceu em Istambul, Brugge, Berlim, Milão e Lyon. São esperados 120 a 150 participantes de todas as associações europeias que compõem o órgão europeu. O encontro é, ainda assim, aberto a todos os interessados – a inscrição é gratuita mas obrigatória. Pode ser feita através deste link.

 

Programa:

MORNING

9h30 – Registration

10h00 – Opening and Welcome Session Paulo Melo, ATP President Fernando Freire de Sousa, CCDR-N President Manuel Caldeira Cabral, Ministry of Economy

11h00 – Portuguese Textile and Clothing: an Industry in Recovery  Paulo Vaz, ATP General Director

11h20 – Coffee Break

11h45 – Communication of EURATEX President  Klaus Huneke, EURATEX President

12h15 – Networking Lunch

 AFTERNOON

1st session

14h00: The (non) competitiveness of the European Union; facts; causes; and solutions  Key speaker: Jorge Vasconcellos e Sá

Debate: Vital Moreira (ex EP delegate), Gonçalo Lobo Xavier (Vice-President EESC), Robert Antoshak (Olah Inc) Moderator: Francesco Marchi (EURATEX)

2nd session

15h00: Industrial competitiveness in the innovation and technology paradigm Key note presentation and moderation: Braz Costa (CITEVE and CENTI)

Debate: Mário Jorge Machado (Estamparia Adalberto), Helder Rosendo (PR Têxteis), Christian Dalsgaard (Ohmatex) Moderator: Braz Costa (CITEVE and CENTI)

16h00 – Coffee Break

16h20: Key Speaker: Jorge Portugal, General Director of COTEC Portugal

16h50: Conclusions and Closing Session João Peres Guimarães, EURATEX Member Board

Partilhar