4 agosto 17
Inovação

T

Couro 100% vegetal desenvolvido no âmbito do Cluster Têxtil

O desenvolvimento de um novo couro 100% vegetal, para ser usado na produção de vestuário e calçado vegan, é uma das seis linhas de investigação que vão marcar o arranque do projecto mobilizador integrado no Cluster Têxtil, dirigido por Ana Ribeiro, e que serão dados a conhecer em pormenor no início de outubro, durante a próxima edição do Modtíssimo.

CeNTI, CITEVE,  o Centro Tecnológico dos couros, Tintex, Têxteis Penedo e Sedacor constituem o consórcio que vai desenvolver o novo couro artificial.

A Sedacor (grupo JPS) já tem tecidos e aglomerados de cortiça que a indústria de calçado usa em entresolas, solas e gáspeas, proporcionando conforto e isolamento suplementares aos sapatos.

“As gáspeas que fornecemos já aguentam mais de 100 mil ciclos de flexão”, garante Albertino Oliveira, diretor comercial, de marketing e inovação da Sedacor.

Além do calçado, a Sedacor também fornece as indústrias têxtil (que já pesou mais de 10% nos 18 milhões de euros que vendeu no ano passado), de mobiliário (tecidos para os estofos da Fenabel, uma empresa de Rebordosa dirigida por Elsa Leite), construção civil e decoração – produz o primeiro piso flexível de cortiça, uma espécie de alcatifa.

Na têxtil, a Sedacor já tem em carteira dois prémios Inovatextil, com um fio produzido com pó de cortiça e algodão (cork.a.tex-Yarn) e um casaco com tecido de cortiça (Pear Black QK).

Partilhar