09 outubro 20
Empresas

T

Sinais de retoma da economia são mais fortes na região Norte

Após uma quebra significativa da economia regional durante o período de confinamento, “são visíveis os primeiros sinais de retoma”, nomeadamente no que tem a ver com as exportações, segundo adianta o relatório trimestral Norte Conjuntura, da responsabilidade da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN).

As exportações da Região Norte dispararam em 95% entre abril e julho de 2020, atingindo o valor de 2.040 milhões de euros e superando o crescimento da média nacional (que se situou num patamar próximo dos 71%). A CCDRN salienta ainda que, em Portugal, o valor das exportações em julho era ainda inferior ao registado em janeiro, “pelo que resulta que a resiliência do setor exportador da região do norte em contexto de crise foi superior à nacional”.

Os indicadores do Norte Conjuntura dão igualmente nota do aumento do salário médio líquido da região e da sua tendência de convergência relativamente ao salário médio nacional. “A diferença entre o salário nacional e o da região foi de 43 euros, a menor diferença desde que existem registos sobre remunerações por NUTS II”.

Numa nota menos positiva, a publicação refere “o aumento do número de desempregados inscritos nos centros de emprego da região do norte, o qual cresceu 20% relativamente ao período homólogo de 2019”. Esta variação foi, ainda assim, inferior à observada à escala nacional (mais 30,6%).

O Norte Conjuntura, relatório trimestral que apresenta as tendências da evolução económica na região no curto prazo, está disponível on-line em www.ccdr-n.pt/norte-conjuntura.

Partilhar