18 dezembro 20
Economia

T

CCDR-N divulgou objetivos do programa Norte 2030

O Conselho Regional do Norte já aprovou a ‘Estratégia de Desenvolvimento NORTE 2030’ para 2021-27 que tem por base: a gestão do território como parte integrante da estratégia desenvolvimento; uma solidariedade social robusta; a formalização do Sistema Regional de Inovação; o aumento do valor acrescentado dos produtos e serviços do norte; e um modelo de governação com representação dos principais atores regionais.

Estes quatro focos simbolizam uma “simbiose sustentável, diferenciadora e coesiva” que levará a um  “desenvolvimento do norte e sua afirmação internacional pela melhoria do bem-estar material e imaterial da sua população”, refere um comunicado oficial do Conselho – um órgão consultivo da CCDR-N que integra os 86 presidentes de câmara do norte e entidades sociais, económicas, ambientais e científicas representativas do tecido institucional da região.

O documento identifica cinco objetivos estratégicos: intensificação tecnológica da base produtiva; valorização económica de ativos e recursos intensivos em território; melhoria do posicionamento competitivo à escala global; consolidação sustentável de sistema urbano policêntrico; promoção da empregabilidade de públicos e territórios-alvo.

A estes objetivos estratégicos adicionam-se três objetivos transversais: acréscimo de qualificações de todos os segmentos da população; equidade vertical e horizontal no acesso a bens e serviços públicos de qualidade; eficácia e eficiência do modelo de governação regional. Toda a estratégia é enquadrada por agendas para as transições digital e energético-ambiental.

Partilhar