27 dezembro 21
Indústria

T

Exportações puxam pela recuperação na Região Norte

Foi sobretudo pela retoma das exportações, onde o têxtil tem peso significativo, que a Região Norte verificou “uma recuperação económica promissora, nalguns casos surpreendente em 2021, após a crise provocada pela pandemia”. A conclusão é do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, António Cunha.

“A resiliência da nossa base económica, a par das respostas de algumas políticas públicas, permitiram ao Norte uma recuperação promissora, nalguns casos surpreendente, durante 2021”, disse o líder da CCDR-N durante a conferência sobre “O impacto da covid-19 na economia do Norte – Que efeitos, respostas e transformações?”, que decorreu na última segunda-feira.

Segundo o estudo que apresentou, “a recuperação mais significativa registou-se nos indicadores do comércio internacional”, indicando que apesar da instabilidade e da fratura de algumas cadeias importantes de fornecimentos “o músculo exportador do Norte soube reagir e está a ter um papel muito relevante na superação desta crise”, destacou.

Segundo António Cunha, o “valor das exportações no terceiro trimestre de 2021 já é superior em 3% ao do terceiro trimestre de 2019”, salientando ainda que “a resposta que o Norte der na saída desta crise é determinante para a recuperação nacional”, uma vez que o “Norte é a melhor alavanca social e produtiva para colocar ajudar a Portugal em terreno positivo”.

“Sabemos, historicamente, que a superação das crises económicas que afetaram o país começou aqui e dependeu dos atores do Norte”, frisou ainda o presidente da CCDR-N, apontando a existência de uma “estratégia regional, abrangente e esclarecida, inclusiva territorialmente e mobilizadora”. Mas avisa que precisa agora de “dispor de um programa operacional regional financeiramente robusto, com apostas à medida das diferentes realidades territoriais do Norte e de um modelo de governação que consagre a necessária autonomia de decisão”.

Partilhar