17 novembro 20
Exportações

T

Brilhante Dias reconhece “iberização da economia portuguesa”

O mercado espanhol, que é tradicionalmente um dos principais destinos da indústria têxtil nacional, assume uma posição cada vez mais importante no cômputo geral da economia portuguesa, reconheceu o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, embora admitindo que o Governo prefere aumentar a diversificação dos mercados.

O peso relativo de Espanha como principal mercado de destino das exportações portuguesas aumentou de 24,6% em setembro de 2019 para 25,3% em igual mês de 2020, revelou Brilhante Dias em entrevista ao Jornal Económico.

A “iberização da economia portuguesa está a aumentar e é um aspeto que se vem acentuando nas últimas décadas”, referiu, adiantando que “nós continuamos a ter como objetivo a diversificação de mercados”.

Também ao nível das importações, Espanha aumentou o seu peso relativo entre os países fornecedores da economia nacional, passando de 30,1% em setembro de 2019, para 31,9% em igual mês de 2020.

O aumento do peso de Espanha como destino das exportações portuguesas contrasta com a estagnação ou mesmo a diminuição das encomendas oriundas de outros mercados. França é o segundo mercado de destino das exportações portuguesas, com um peso de 13,7%; a Alemanha surge em terceiro lugar, com 12,1%; e o Reino Unido aparece logo a seguir, com apenas 5,5% – e com tendência para diminuir.

Partilhar