16 Janeiro 2017
Empresários

T

Adelino Matos sucede a Koehler na ANJE

Adelino Costa Matos, CEO do Grupo ASM Industries, é o novo presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), sucedendo a João Rafael Koehler.

A tomada de posse dos novos órgãos sociais, que incluem várias mulheres, entre as quais nomes como Inês Campos Costa (LUJO), Paula de Melo Alves (TargeTalent), Sónia Duarte da Silva (Maravilhas Sem Limites), Patrícia Patrício (Bn’ML) e Catarina Ribeiro Carvalho (Darono), decorreu esta segunda-feira, no Porto.

Marco Belo Galinha (Grupo Bel), José Pedro Sampaio de Freitas (Mota-Engil, SGPS) e Bruno de Carvalho (Active Aerogels) assumem a vice-presidência da ANJE durante os próximos três anos.

Os líderes empresariais eleitos para o triénio de 2017 a 2019, distribuídos pela Direção Nacional, Assembleia-Geral e Conselho Fiscal, são oriundos de uma nova geração de empreendedores e representam casos de sucesso empresarial. Multissetorial e enriquecida pela diversidade de formações e experiências dos seus elementos, a equipa recém-eleita assume como desafio diferenciar-se pelo reforço da intervenção institucional.

Compõem ainda a nova direção nacional da ANJE, Fernando Mariz Figueiredo (Impetus), Paulo Gaspar (Casper Ventures SGPS), Francisco Vaz Pinto Mendes (Vaz Pinto Mendes), José Campos e Matos (CAMACE), Alberto Teixeira (A.J.V.T.), Ricardo Santos Loureiro (SUPSELL), Hugo Serra Lopes (António Serra Construções), Hugo Vieira (WInable), Alexandre Veiga de Meireles (NYSLIDERS) e Tiago Pereira (Unobvious Solutions).

Já a nova Assembleia-geral, presidida por Martim Andresen Guedes (Andresen Guedes SGPS), e vice-presidida por João Braamcamp Sobral (JUST BRIGHT SOLUTIONS), é composta por Catarina Carvalho (Darono), Paulo Jorge de Bastos Martins (Paulo Jorge de Bastos Martins – Arquitectura) e Hugo Belchior (Bwizer). Por fim, ao presidente do Conselho Fiscal José Cerqueira (Carmo&Cerqueira) juntam-se, neste órgão social, Nuno Lobão Salvador (4porQuatro), que assume a vice-presidência, Altair Joaquim (Caviar Blanc), Sónia Duarte da Silva (Maravilhas Sem Limites), Patrícia Patrício (Bn’ML), Paulo Albuquerque Pinheiro (Factor Aventura) e Paulo Nogueira Arcanjo (ACCESSPOINT INFORMÁTICA).

“Assumo o desafio de presidir à Direção Nacional da ANJE com bastante otimismo, energia, entusiasmo e sentido de responsabilidade. Tenho o privilégio de liderar uma equipa jovem e multidisciplinar, que tem em mente um plano de ação focado no capital de experiência da ANJE, mas também em todo o potencial de intervenção futura da Associação que foi pioneira na promoção do empreendedorismo em Portugal. Passaram 30 anos desde a fundação da ANJE, mas nunca como hoje Portugal necessitou da sua atuação empenhada”, afirma Adelino Costa Matos. “Por isso”, defende o novo líder da ANJE, “uma das nossas primeiras preocupações é reforçar o peso institucional e interventivo da ANJE, em diálogo com todos os stakeholders”.

“Por um lado, o contexto económico, financeiro e social, ainda que revele sinais de recuperação, justifica ainda a intervenção de um agente ativo na representação dos jovens, pugnando por condições favoráveis à inserção profissional e à materialização do empreendedorismo. Por outro lado, o facto de o País falar hoje o dialeto do empreendedorismo, da inovação e das tecnologias, motivam a ANJE para um contributo efetivo no sentido do “scale up” nacional”, acrescenta o mesmo responsável.

Adelino Costa Matos é CEO do Grupo ASM Industries, empresas criadas com o intuito de diversificar a atividade do grupo A. Silva Matos, através da aposta no setor das energias renováveis. Licenciado em Gestão pela Universidade de Aveiro, efetuou um programa executivo em Gestão das Energias Renováveis, na Universidade Católica, instituição onde também se especializou em Gestão Estratégica e Criação de Valor. Frequentou ainda, em 2013, o curso de Finanças para Executivos na INSEAD. Desde 2008 assume também funções de administrador executivo no grupo familiar A.Silva Matos SGPS.

O novo mandato liderado por Adelino Costa Matos é pautado por cinco ideias fortes, que se apresentam como principal orientação estratégica para a futura atuação da ANJE: reforçar a voz institucional da ANJE, enquanto parceiro social e interlocutor privilegiado junto das entidades públicas; consolidar a ANJE como um dos principais players do ecossistema empreendedor nacional; fomentar o trabalho da ANJE no sentido do “scale up” das startups portuguesas, tendo em vista a afirmação global de um conjunto cada vez mais significativo de projetos tecnológicos; pautar a atuação da ANJE pelo equilíbrio de género advogado pelos órgãos sociais eleitos, intervindo em favor da igualdade nos vários contextos associativos, empresariais e sociais; finalmente, incrementar o papel da ANJE no combate ao desemprego jovem, através do desenvolvimento de novas ferramentas de apoio à inserção profissional.

Partilhar