10 outubro 22
Moda

Bebiana Rocha

Portugal Fashion espalha-se pelo Porto, da Bolsa ao Bolhão

Desta vez com desfiles e apresentações em diversos espaços a cidade, o Portugal Fashion está de regresso ao Porto a partir desta terça-feira, dia 11 de outubro, com um alargado calendário de desfiles que se estende até sábado. Da Alfândega ao Bolhão, Passeio dos Clérigos, Bolsa ou Museu Soares dos Reis, a moda invade a cidade.

A diversificação de espaços é grande novidade desta 51ª edição do Portugal Fashion, que leva os desfilies ao encontro de públicos diversificados por vários pontos da cidade. Um programa que a principal entidade organizadora, a ANJE, veio já avisar que pode estar ameaçado para o próximo ano, face à indefinição de apoios por arte do Governo.

Com o dia de arranque destinado à abertura oficial, o programa de desfiles desenvolve-se a partir de quarta-feira, dia em que os desfiles terão lugar no Museu de História Natural e Ciência da Universidade do Porto (Katty Xiomara, 15h), Passeio dos Clérigos (Maria Gambina, 17h) e o Mosteiro de S. Bento da Vitória (Made in Portugal special guest Agatha Ruiz de La Prada, 22h).

No segundo dia de desfiles (quinta, 13 de outubro), a ESAP acolhe os jovens criadores Bloom (10h30/13h30), concentrando-se depois as apresentações da tarde na Alfândega do Porto. A par do vestuário há ainda (21h30) espaço para apresentações de tendências de sapatos e malas.

Na sexta, o programa concentra nomes de peso da criação nacional, com Marques’Almeida no Parque Silo Auto (19h), enquanto Susana Bettencourt Pé de Chumbo, Decenio x Gonçalo Peixoto ou Luís Onofre se apresentam ao longo do dia (10h30/22h30) no Palácio da Bolsa Palácio da Bolsa.

É no último dia, sábado, 15 de outubro, que os desfiles visitam o renovado Mercado do Bolhão (Alexandra Moura e Miguel Vieira – 14h30/15h30), a Oficina do Ferro (Estila Mendonça, Pedro Pedro e Hugo Costa – (10h/12h), e o Museu Soares do Reis (Diogo Miranda, Sophia kah, David Catalán e Alves/Gonçalves – 17h/22h), onde terá também lugar, a partir das 23h30 a festa de encerramento.

Entretanto, Alexandre Meireles, presidente da ANJE, avisa que para o próximo ano o Portugal Fashion “estará mesmo em risco se não tivermos uma definição clara do próximo quadro comunitário, como o podemos encarar e se teremos ou não algum apoio por parte do Governo”. O dirigente que já pediu, “com caráter de urgência”, uma audiência ao ministro da Economia, disse ainda que “a ANJE fará tudo ao seu alcance para realizar o Portugal Fashion, independentemente da fonte de financiamento, mas não vai comprometer o futuro da associação para o fazer”,

Veja o calendário completo desta edição:

PFASHION SS23_Programa_email

Partilhar