18 outubro 22
Moda

Ana Rodrigues

Design no feminino arrebata Concurso BLOOM

Foi depois do desfile final na Alfândega do Porto, que foram reveladas as vencedoras do Concurso BLOOM by Zeitreel. Após a seleção do júri na primeira e segunda fase do concurso de oito projetos que disputaram a final, Andreia Reimão foi a designer vencedora e Kaya Magalhães arrebatou a menção honrosa.

Focado em menswear, o projeto Reimão, de Andreia Reimão com a coleção ‘Please, (Behave Yourself)’ (na foto) – inspirada pela série fotográfica de Pawel Jaszczuck que capta homens de negócios alcoolizado em Tóquio – foi o vencedor do concurso. A vencedora terá três mil euros para desenvolver duas coleções: uma de outono/inverno e outra primavera/verão, que serão apresentadas em março e outubro de 2023, na passerelle BLOOM do Portugal Fashion. O evento contará com o apoio técnico, acompanhamento e orientação do coordenador da plataforma, Hugo Costa, designer de moda.

O Concurso BLOOM garante ainda à vencedora a realização de um estágio remunerado de nove meses na Zeitreel, com a possibilidade de trabalho formativo nas marcas do seu portfólio (Salsa, Zippy e MO). A novidade da edição deste ano é a oportunidade de fazer uma pós-graduação em Fashion Management na Católica Porto Business School, bem como a oportunidade de beneficiar de seis meses de assessoria de imprensa e serviço de showroom pela agência de comunicação Showpress – Press and PR Office.

Kaya Magalhães – marca criada por Carlota Magalhães ligada à cultura e às memórias de infância – foi a vencedora da menção honrosa, a que corresponde um prémio de 1.500 euros para o desenvolvimento de duas coleções, outono/inverno e primavera/verão que serão apresentadas, igualmente, na passerelle BLOOM. Do prémio faz, igualmente, parte um estágio remunerado de nove meses na Zeitreel, com possibilidade de trabalho formativo nas marcas do seu portfólio (Salsa, Zippy e MO).

De forma a facilitar o início da respetiva atividade comercial/empresarial na fileira da moda, Andreia Reimão e Kaya Magalhães vão também beneficiar de sessões de business mentoring e serviços de apoio jurídico e informativo por parte da ANJE (Associação Nacional de Jovens e Empresários), entidade organizadora do Portugal Fashion.

Os designers Reid Baker e Inês Amorim (Ernest W. Baker), Maria Gambina e Estelita Mendonça, Luís Pereira (CEO da SHOWPRESS), Isabel Branco (coordenadora de desfiles de moda do Portugal Fashion), Félix Santos (Diretor de Product Operations da Salsa e representante da Zeitreel Sonae) e o convidado especial – na última fase de avaliação – Serge Carreira (Diretor de Emerging Brands na Féderation de la Haute Couture et de la Mode) foram os júris desta edição do concurso BLOOM.

Partilhar