Nuno Cerejeira Namora
Nos últimos tempos, Portugal tem sido palco de expectativas fervilhantes com a visita do Papa, a propósito das Jornadas Mundiais da Juventude. Faço um saldo muito positivo deste evento, mas a visita do Papa trouxe consigo uma questão que suscita controvérsia: a lei de amnistia.
Ler MaisNos últimos meses temos assistido a um cenário económico alarmante, com várias empresas, sobretudo na indústria, a enfrentarem uma queda acentuada nas encomendas.
Ler MaisA partir de 1 de janeiro de 2022, entrou em vigor uma nova lei que, modificando o Código do Trabalho, veio estabelecer o regime do teletrabalho, e tem suscitado uma série de dúvidas no que concerne à sua aplicação prática, dúvidas essas que, na sua grande maioria, resultam do facto de o ímpeto legislativo ter revestido um caráter notoriamente favor laboris.
Ler MaisO Governo prometeu levar a cabo um amplo debate nacional e na concertação social sobre a aplicação da semana de 4 dias de trabalho. Curiosamente, no seu programa, o inseriu esta promessa não no capítulo referente à melhoria das condições dos trabalhadores, mas no capítulo referente à natalidade, associando a semana de 4 dias às políticas públicas da natalidade e da conciliação entre a vida profissional e a familiar, na esperança de que crie condições para que as famílias tenham filhos, afastando o espetro que paira sobre a demografia do país.
Ler Mais