24 maio 21
Tecnologia

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XNFY Lab associa moda com inteligência artificial

XNFY Lab está entre as primeiras empresas de Portugal a produzir peças de moda idealizadas e desenhadas com recurso a inteligência artificial. A ferramenta utilizada recorre à plataforma Azure Machine Learning, da Microsoft, e segundo a marca “não copia imagens ou movimentos, aprende sobre o assunto e quais detalhes pode usar para criar um conteúdo original”.

A ideia surgiu da consciência das necessidades do setor têxtil e vestuário, nomeadamente o reaproveitamento de deadstocks e tecidos não usados. Permite também mostrar imagens de produtos em formato de e-commerce, com alta resolução e rapidez, mesmo antes de eles existirem, dando desta forma para prever primeiro a procura e evitar excedentes.

Até ao momento ainda não foi concretizada nenhuma parceria com empresas têxteis, no entanto, Orlando Ribas Fernandes, CEO da XnFinity, adianta que ao longo das últimas semanas estabeleceram contactos, tanto nacionais como internacionais, inclusive com modistas e influencers, e há já um primeiro interesse por parte de Hong-Kong, India, Itália e Estados Unidos.

Tudo começa com o ensinar o que é uma peça ao “software”, por exemplo um vestido, e depois são usadas milhares de imagens que, em conjunto com as equipas de desenho, ajudam a aprimorar e alinhar os resultados com a identidade pretendida. “Quando aperfeiçoado o software consegue gerar um modelo por minuto, o que dará superpoderes à equipa criativa”, acredita o fundador.

“Alcançamos o primeiro marco do nosso roteiro com resultados impressionantes. Para comemorar, estamos a preparar um pequeno crownfunding para colocar os produtos de design de IA nas mãos dos clientes”, diz Ribas Fernandes. A plataforma usada será o Indiegogo, estarão disponíveis entre três a quatro peças, e o valor é inferior a 10 mil. “Não estamos preocupados na recuperação do investimento, é mais pelo simbolismo, para podermos colocar a nossa tecnologia no mercado, mostrar as potencialidades da IA e que somos bons”, explica.

Ultimamente a empresa, sediada em Viana do Castelo, tem desenvolvido um conjunto de projetos disruptivos de inteligência artificial em parceria com retalhistas, startups, universidades e centros de pesquisa em toda a Europa. Recentemente, foi ainda apresentado pela CB Insights como um dos laboratórios de inovação no retalho, a par com marcas como a Walmart e Nike.

 

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