Bebiana Rocha
A presença das empresas From Portugal nas três feiras que decorrem em paralelo em Las Vegas termina hoje e o balanço é muito produtivo. O certame tem-se mostrado movimentado e com várias marcas interessadas na qualidade e diferenciação do made in Portugal – cada vez mais a aposta do sector no exterior.
“A feira está bastante movimentada e o interesse demonstrado pelo nosso conceito de customização de casualwear para lançamento de novas marcas e coleções cápsula tem sido muito elevado”, conta Luís Oliveira, da WonderRaw. “Confirmam-se as expectativas que tínhamos, de que se trata de um mercado onde há muitas oportunidade que naturalmente terão de ser trabalhadas”, reforça.
A empresa mostra-se surpreendida com a afluência de potenciais clientes provenientes de várias zonas dos EUA (incluindo NY), assim como Canadá e México. “Independentemente da origem, a mensagem é transversal a todos é a de que os produtos made in Portugal estão associados a um alto nível de qualidade. Ficamos com a perceção de que os clientes norte-americanos estão a fazer um esforço por substituir o país de origem dos seus produtos têxteis (tradicionalmente produzidos em países asiáticos)”, sublinha o CEO satisfeito.
A presença da Barata Garcia na Sourcing at Magic também tem trazido retorno de boas oportunidades à empresa. Sérgio Araújo, dá conta de uma “procura norte americana de alternativas de produção fast fashion compliance com questões ambientais e sociais”, que Portugal responde. “Sentimos que este mercado vai de encontro aos níveis de serviço que temos, que propomos e acreditamos que seja uma mais valia para as marcas de moda que procuram fornecedores que ofereçam uma solução vertical, consciente e profissional”, denota o Sales Manager da empresa.
A SMF já conseguiu com esta participação somar algumas encomendas e registar novos contactos. “Quem encomenda e contacta está a dar os parabéns pela coleção. O que sentimos é que é uma feira com muitos visitantes da América Latina, tem também alguns dos Estados Unidos mas não tanto”, diz João Ramos, do departamento comercial. “Estamos a participar pela terceira vez em Vegas, depois do Covid é a primeira, e notamos que a feira antes era mais profissional. Está uma feira de show off, com stands grandes, grandes publicidades”, comenta ainda João Ramos. “Continuamos a ver o mercado americano como um investimento com muito potencial, onde a nossa marca encaixa e temos tido bons resultados na plataforma fair.com”, remata.
Recorde-se que a Wonder Raw, Calvi, Brito & Miranda e Barata Garcia estão na Sourcing at Magic, a Vales e Vilas e Red House na Project e SMF regressou à Magic.
A participação das PME portuguesas em Las Vegas, é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas na área do sector têxtil. Estas feiras estão incluídas no projeto ‘From Portugal’, no âmbito da candidatura apresentada aos projetos conjuntos de Internacionalização do Portugal 2030.