Ana Rodrigues
Bamburi, More Sourcing, Red House, Sancar Socks, Vale e Vilas e Wonder Raw foram as empresas From Portugal que participaram em mais uma edição da Magic Las Vegas, que ocorreu entre os dias 7 e 9 de Agosto, nos Estados Unidos da América. As sensações são unânimes: as expectativas foram superadas e as malas voltaram recheadas de um dos mercados mais promissores para as empresas nacionais.
Na sua segunda participação, Luís Oliveira, CEO da WonderRaw, conta que a Magic “não só correspondeu como superou as nossas expectativas”, conectando-se com novos potenciais clientes, “desde designers à procura de lançarem a sua marca própria a marcas já estabelecidas no mercado, expandindo significativamente a nossa base de contactos”, acrescentou.
Para além disso, o CEO explicou que o evento permitiu que a WonderRaw adquirisse conhecimentos sobre o mercado americano e as suas tendências e requisitos atuais, “permitindo-nos aprimorar ainda mais a nossa abordagem estratégica”. O resultado deixou, assim, a empresa com um saldo muito positivo, ao que se acrescentou a obtenção da verificação Hey Social Good – “atestando o modo sustentável e social responsável como produzimos os nossos artigos” – apreço esse que foi também reconhecido pelos clientes da empresa no decorrer do certame.
Por seu turno, “como um ponto de contacto que oferece às marcas tudo o que precisam, vestuário em malhas circulares, tecidos, denims, tricotados e acessórios”, a agência têxtil More Sourcing estreou-se “em grande” no universo das feiras internacionais: “correu bastante bem e superou todas as expectativas”. Tendo sido a primeira feira, Elizabeth Correia, sourcing Manager da More Sourcing, comentou que a boa organização e disposição do certame contribuiu para muita afluência, o que se refletiu “em muitas visitas e muita curiosidade à volta dos expositores portugueses”.
Representando doze marcas e pronta para regressar na edição de fevereiro, a Sourcing Manager explicou que, ainda sem resultados palpáveis, “o facto de ter muita variedade também ajudou a despertar interesse e a que fossem estabelecidos muitos contactos nos quais irei trabalhar para produzir resultados efetivos”.
Por fim, a Sancar Socks – depois da sua presença no certame em 2019 – revelou que o certame correu bem e dentro das expectativas: “estabelecemos diversos contactos nos quais temos agora que trabalhar”, afirmou Nuno Félix, senior account Manager da Sancar Socks. Com um interesse claro do mercado norte-americano se deslocalizar da produção chinesa e “encontrar um parceiro de confiança”, o Senior Account Manager salientou, ainda, que “a Magic é sobretudo para estabelecer contactos com marcas que estão a começar e que ainda precisam de parceiros para se desenvolver”.
Com a consciência que em termos de preço o mercado europeu ainda não tem como competir com a China, Nuno Félix revelou que há outros trunfos – como a qualidade e a sustentabilidade – com os quais a empresa conta para desbravar o mercado norte-americano: “a intenção da Sancar Socks é a de continuar a apostar nos EUA, pois o investimento que tem sido feito tem tido bons resultados”, concluiu.
A participação das PME portuguesas na Magic Las Vegas é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área do sector têxtil. Esta feira está incluída no projeto From Portugal, no âmbito da candidatura apresentada aos projetos conjuntos de internacionalização do Portugal 2030.