12 agosto 22
Feiras

Bebiana Rocha

… Que se rendeu à sustentabilidade da produção From Portugal

A imagem de Portugal como parceiro de excelência que cumpre todos os critérios de sustentabilidade têxtil, essencial para a penetração no mercado americano, saiu reforçada com a presença de uma forte comitiva From Portugal nas feiras Sourcing at Magic, Magic Las Vegas e Project, que terminou esta quarta-feira, 10 de agosto, na emblemática cidade do Nevada.

Numa primeira análise dos resultados da viagem que as levou a cruzar o Atlântico, as empresas presentes salientam o auspicioso ambiente de negócios e as agendas recheadas de novos contactos.

A marca Marita Moreno mostrou a sua veia sustentável através das sandálias em cortiça, sapatilhas em appleskin e a sua best-seller ‘Shell bag’. Para além do stand, uma seleção de sete produtos estiveram em exposição no Ad Infinitum, um espaço criado pela organização da feira dedicado a celebrar a sustentabilidade: “Estarmos na exposição trouxe-nos uma visibilidade maior e pessoas a dirigirem-se ao nosso stand; fomos a única marca portuguesa ali presente”, realça o sales director Pedro Marinho. “O mercado americano tem 300 milhões de pessoas, é um mercado interessante, saímos daqui com bons contactos mas há todo um follow-up ainda para fazer”, refere, dando conta que encontrou ainda buyers da América Central (Porto Rico e México).

A estreante Fepratex também conquistou os olhares dos visitantes com a sua aposta em malhas circulares e sustentabilidade: “Trouxemos malhas orgânicas, novas técnicas de tingimento como water marble e hiahiq (que gasta metade da água comparativamente ao processo de tingimento normal). Os nossos acabamentos e o toque das peças também impressionou os clientes”, conta Davy Fernandes, account manager da Fepratex.

“Em termos de resultados a feira foi ótima, continuamos a receber os nossos clientes habituais, tivemos clientes que vieram referenciar amigos. É sempre bom quando temos clientes que trazem competidores para abrirem conta connosco, além de fazerem logo as suas encomendas aqui na feira”, refere Luís Machado, responsável pela área comercial da Aspeto Homme.

Presença habitual e bem consolidada no mercado americano, a Aspeto Homme trouxe para a próxima temporada um leque alargado de produtos para entrega imediata, um drop sustentável inspirado no bem-estar e dinamismo através da colaboração com um influencer americano: “Aproveitámos a feira para fechar um acordo com um influencer dos EUA que tem 3,6 milhões de seguidores. Esteve no evento com uma equipa de vídeo, partilhou nas redes sociais e criou um momento diferente na feira”, refere Luís Machado.

Apesar da disposição da feira, organizada por sectores de atividade (do vestuário ao calçado), a cooperação entre conterrâneos também se fez sentir: “Houve uma maior representação portuguesa na feira, o que é ótimo. Sentimos muita proximidade com as restantes empresas portuguesas, existiu convívio, companheirismo e senti que estamos todos a trabalhar para o mesmo: tornar o ‘Made in Portugal’ mais forte”, salienta Luís Machado.

A participação das empresas portuguesas PME resulta de mais uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, no âmbito do projeto From Portugal que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O From Portugal é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

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